top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Mais de 1Bilhão de euros flutuam neste momento em Vigo na Galícia

Atualizado: 1 de abr. de 2021

Mais de 1 Bilhão de euros sobre a Ria de Vigo (Pontevedra) na Galícia - Espanha


Mais de 1.000 bilhões de euros estão flutuando sobre a Ria de Vigo (Pontevedra). Para encontrar "o dinheiro", basta olhar para o horizonte. Porque é isso que custam os três barcos que navegam nestas águas por estes dias. São três dos navios mais exclusivos do mundo, um verdadeiro sonho.


Um deles é o iate conhecido como "A", de propriedade do empresário multimilionário russo Andrey Melnichenko; outro deles o "Azzam", do Presidente dos Emirados Árabes Unidos e o terceiro o "Sea Cloud Spirit" considerado o segundo maior cruzeiro à vela do mundo. Diante desses colossos marinhos, qualquer um dos melhores navios que navegam nesses mares neste momento é pequeno demais...

O Veleiro “A” está avaliado em 450 milhões de euros todo feito de aço

Seu nome exclusivo, "A", não tem nada a ver com seu design excêntrico. A silhueta deste megaiate não passa despercebida. Para muitos, este navio parece algo saído de um filme de ficção científica por causa de sua imagem futurista. É o maior iate à vela do mundo. Tem 143 metros de comprimento e os três mastros autônomos mais altos já construídos. Ele pesa 12.600 toneladas.


Tem capacidade para cerca de 50 pessoas, entre tripulação e convidados. Possui academia, piscina com spa e até heliporto e submarino. É propriedade de Andrey Melnichenko, 47, que é, segundo a Forbes , um dos milionários mais jovens da Europa . A fortuna estimada deste empresário russo é de 15 bilhões de euros.


O “Azzam” é considerado o iate mais longo do mundo. Ele mede 180 metros de comprimento. Sua extensão equivale a dois campos de futebol . Possui 18 suítes com capacidade para 36 hóspedes. Possui sistema anti-míssil e dispõe de helicóptero e submarino.

Este megaiate pertence ao Xeique Jalifa bin Zayed al Nahayan, presidente dos Emirados Árabes Unidos e amigo íntimo do rei Juan Carlos I. O navio chega de Gibraltar e permanecerá em Vigo pelos próximos três meses . Vai passar por ajustes no estaleiro Freire. Devido ao seu tamanho, não poderá entrar no cais de Bouzas e as reparações terão de ser efetuadas no cais transatlântico.

Estima-se que o valor deste navio seja superior a 600 milhões de euros e apenas em manutenção anual ronda os 50.

O "Sea Cloud Spirit", um cruzeiro de contos de fadas, considerado segundo maior cruzeiro à vela do mundo. Tem um comprimento de 136 metros e uma boca de 17,2 metros. Tem capacidade para 136 passageiros e 85 tripulantes. Tem um spa e ginásio.

Hoje em dia este barco também navega por este estuário galego depois de ter sido construído no estaleiro de Vigo de Metalships & Docks, o "Sea Cloud Cruises" está em fase de testes .

Se o coronavírus permitir, sua estreia será em 2 de junho, com um cruzeiro de dez noites pelo Mediterrâneo. Viajar nele custará entre 6.775 e 12.255 euros por pessoa . Ele é projetado para viagens exclusivas ao redor do mundo.


Por: Redação Mundo Mar

Fonte: NIUS

Fotos: Paco Quiroga, Manuel Ermidas e Carlos - Confradia Europea de La Vela

bottom of page