Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Como organizar ou promover uma Regata

Organizar uma regata é uma oportunidade única de conhecer o Mundo do Mar, navegando de porto em porto com a única propulsão de uma Vela.


Do nosso ponto de vista , queremos contribuir com o nosso grão de areia e na nossa humilde opinião, a partir das nossas variadas experiências, partilharemos consigo o que consideramos essencial na organização de um evento náutico.

Quando um clube decide a organizar uma corrida, independentemente do seu nível, você precisa para se comunicar , disseminar e detalhar ele, antes, durante e depois.

Uma das tarefas importantes que permitirão atrair participantes para as regatas, além de fazer com que se tornem regatas "ao vivo", será portanto a comunicação.

Desde eventos envolvendo poucos voluntários até aqueles com grandes equipes presentes, a divisão de tarefas em uma organização de regata também é essencial.

Quando um clube decide organizar uma regata, seja ela qual for, ele procura gente, os sócios do clube, os clubes vizinhos venham para se divertir, para participar, ... mas para isso precisam ser informados.

Porém, muitas vezes, o Edital de Regata não é publicado, ou é feito poucos dias antes de sua celebração. E isso é um grande erro, especialmente quando olhamos para os planos de comunicação de longo prazo em nossos países vizinhos.

Além do documento oficial que apresenta a regata aos olhos do árbitro, o Edital de Regata publicado pelo organizador da mesma tem um objetivo central: fazer você querer participar da regata. Este documento deve vendê-lo, destacar seus ativos e atrativos, seu progresso, seu ambiente, etc.

Este Edital permitirá também aos Clubes agendar as suas próprias regatas e a sua participação em outras, pelo que é imprescindível a publicação vários meses antes da data prevista para as mesmas.


Em nossa opinião, um Aviso de Regata deve ser apresentado em 2 fases :

- Apresentação inicial da regata com uma boa imagem, o apoio esperado, o percurso, a equipa, os aspectos amigáveis, as colaborações, o alojamento ... enfim, a parte que vai vender a regata para fazer os velejadores quererem participar .

- As informações "regulatórias" de acordo com as regras da regata. Clicando AQUI , você encontrará em breve o Edital de Regata criado exclusivamente para este evento.

Uma vez que este documento tenha sido criado (nenhuma grande habilidade em design gráfico é necessária), ele deve ser distribuído a todos os seus atuais e ex-membros, aos clubes em seu departamento para ver a liga (ou mais, dependendo do nível de regata).

Depois, terá de ser "publicado" no site do clube, na sua página das redes sociais e nunca vai fazer mal, publicar vários meses antes da corrida.

É importante também transmiti-lo à mídia local algumas semanas antes, bem como convidá-los para estarem presentes no dia da regata. O mesmo acontece com as autoridades correspondentes da prefeitura, da província… etc.

Nos dias que antecedem a regata, será necessário fazer diferentes " Postagem no RRSS ", publicar várias fotos no Instagram, Facebook... etc.

Ao final, o melhor é colocar um artigo e fotos no site do clube; Exemplo: Real Club Náutico de Portosín ou Real Club Náutico de Gran Canaria e enviar um comunicado para a mídia local, bem como diversas notas de agradecimento a todos que deram sua contribuição no evento ...

Em nosso mundo atual, em que somos inundados com mensagens, a necessidade de comunicar tornou-se uma obrigação.

Por: Didier Maurice - AFRNáutica - Colunista Mundo Mar

Fotos: Divulgação AFRNáutica