top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Luna Rossa lança o segundo AC75 em Auckland

O segundo barco AC75 Luna Rossa foi lançado em Auckland , nesta ultima semana, na presença dos familiares da equipe Luna Rossa Prada Pirelli e um pequeno grupo de amigos e contatos que estão apoiando a equipe na viagem Neozelandês. 

A cerimônia aconteceu de forma simples e familiar, com a bênção de Luna Rossa dada pelo padre Peter Tipene, Reitor da Catedral de Auckland, seguida do batismo do barco. Para quebrar a garrafa de espumante na proa, Tatiana Sirena , esposa do capitão e diretor da equipe Max Sirena e depois, durante o lançamento do barco, a comunidade Maori local acompanhou o ritual tradicional dedicado a essas ocasiões.


O casco, construído no estaleiro Persico Marine em Nembro (Bergamo), chegou a Auckland em 6 de outubro em um avião de carga Antonov. Nos poucos dias que separaram a chegada do barco do lançamento, as foils foram instaladas em tempo recorde, os sistemas de bordo e a instrumentação estavam prontos para navegar assim que os primeiros testes de carga fossem aprovados, a horas após o lançamento.


O Barco 2 é a evolução natural do projeto anterior, modificado com base nos dados recolhidos durante o período de intensa navegação no Golfo de Cagliari e elaborados pela equipa de design em colaboração com a equipe de vela, que foi fundamental neste processo de desenvolvimento. Também no novo casco, como no Barça 1 , algumas tecnologias projetadas em conjunto com a Pirelli foram adotadas. 

Entre eles, graças à capacidade da empresa em criar novos materiais usados na área de pneus, um componente nas peças em contato com a água que auxilia nas fases de velocidade máxima. 


Pela primeira vez o AC75, classe de barcos com que se disputam as regatas da 36ª Taça América apresentadas pela PRADA, irá competir no circuito de corrida de Auckland para a PRADA America's Cup World Series e a PRADA Christmas Race , que será realizada de 17 a 20 de dezembro. 


A partir de 15 de janeiro de 2021 a competição entrará no centro da competição com a PRADA Cup (15 de janeiro a 22 de fevereiro de 2021), regatas de seleção de Challenger que determinarão a equipe que irá desafiar o Defensor, Emirates Team New Zealand , na final da 36ª Copa América apresentado pela PRADA (6-21 de março de 2021).

Patrizio Bertelli , presidente da equipe Luna Rossa Prada Pirelli agradeceu ao estaleiro Persico e a todo o seu pessoal por terem conseguido, apesar das dificuldades do momento, respeitar os prazos de entrega e assim permitir-nos utilizar esta segunda embarcação, uma evolução da primeira em muitos aspectos e agradeceu também a toda a equipe que trabalharam dia e noite, sem distinção de funções, para estarem prontos para o lançamento de hoje. 


"Em poucos dias já veremos o “Barça 2” velejar e teremos as primeiras sensações, que tenho certeza que corresponderão às expectativas, e muito em breve as primeiras regatas. Desejo a todos um bom trabalho ”completou Patrizio Bertelli


"Nasce um novo barco que reúne a experiência desses primeiros meses de treinamento e navegação" - comentou Marco Tronchetti Provera , Vice-Presidente Executivo e CEO da Pirelli - "Tenho orgulho de dizer que a bordo também está a tecnologia Pirelli, fruto da capacidade de inovação contínua que nos permite competir em disciplinas de alto nível como a Fórmula 1. Será bom ver o italiano Luna Rossa voar na America's Cup. À Seleção Italiana, desejo bons ventos”.


Para o capitão Max Sirena diretor da equipe Luna Rossa Prada Pirelli, foi um dia importante para o desafio à 36ª Copa América, o lançamento do segundo Luna Rossa é o culminar de mais de 3 anos de trabalho da Equipe, começando agora a fase mais importante da campanha.

"O Time se preparou muito para chegar a esse ponto e é bom ver a motivação no rosto das pessoas, nessas semanas de trabalho aqui em Auckland. Todos sentem a importância do momento: agora chegamos ao cerne dos jogos. Aproveito para agradecer a toda equipe pelo trabalho realizado, a partir de agora não teremos mais controle do nosso tempo, já começou a contagem regressiva para a primeira corrida. Agradeço a Patrizio Bertelli, por nos permitir chegar aqui, Marco Tronchetti Provera e todos os nossos patrocinadores e parceiros. O programa deve começar a navegar alguns dias após o lançamento para a preparação da primeira regata, o ACWS de Auckland e a corrida de Natal ”.completou Max


Por: Redação Mundo Mar

Foto: Divugação & PHOTOSPORT


bottom of page