top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Zeelander, 20 anos de um design icônico.

Um barco que transformou conceitos.


Em 2002, Sietse Koopmans procurava o iate dos seus sonhos. Depois de explorar todas as opções disponíveis no mercado, ele chegou a uma conclusão – todo o resto ficou aquém. A única maneira de tornar seu sonho realidade, ele decidiu, era construí-lo sozinho. Zeelander nasceu, e com ele veio a chegada de um design icônico que foi projetado e construído para uma nova referência.


Este ano, o construtor boutique de requintados iates a motor de 14,7 metros a 20,3 metros está comemorando 20 anos no auge da excelência artesanal. Combinando as melhores habilidades de construção naval artesanal holandesa com design e engenharia excepcionais, e construídos em número limitado nas instalações de produção de última geração da Zeelander na Holanda, os iates Zeelander são admirados e desejados em todo o mundo por suas curvas elegantes, luxo de acabamento e finesse, e conforto incomparável tanto ancorado quanto navegando.



A linha que começou com os premiados Z44 e Z55 agora compreende três modelos, cada um com o mesmo design e DNA dos originais. Há o novo Zeelander 5, com 14,7 metros, que é uma evolução do Z44; o Zeelander 6 de 17 metros serve como o último fim de semana; e o Zeelander 7 de 20,3 metros oferece um cruzeiro sublime em um casulo de conforto. Eles logo se juntarão a um irmão divino, cujos detalhes serão anunciados no devido tempo.


Cada Zeelander representa o auge da elegância e excelência em engenharia. Isso decorre das próprias prioridades de Koopmans para seu próprio barco dos sonhos, que agora se estende ao que se tornou o barco dos sonhos de compradores exigentes em todo o mundo.


“Na verdade, eu estava procurando construir um barco para mim”, diz Koopmans. “Não encontrei o que queria no mercado e acabei fazendo muita pesquisa e desenvolvimento para chegar ao design perfeito. A ideia era construir algo único e não comum, com a ideia de atender aos poucos felizes que apreciam beleza, elegância e superioridade mecânica.”


Esses três elementos permanecem no centro de cada Zeelender construído. Há beleza na forma que, desde o primeiro Zeelander 44 até o atual carro-chefe Zeelander 7, com complexas curvas em cada detalhe do casco e cada faceta do interior. Há elegância em looks atemporais, interiores artesanais e detalhes requintados. E há superioridade mecânica na engenharia excepcional que confere funcionamento silencioso, desempenho indutor de sorrisos e conforto de condução suave como veludo.


“Sou um engenheiro apaixonado por profissão e tenho problemas com qualquer coisa que faça barulho ou vibre”, diz Koopmans. “Tecnicamente, nossos iates são muito silenciosos e sem vibração, oferecendo um passeio extremamente confortável graças às soluções de engenharia proprietárias. Esses são combinados com um casco que fica no ponto ideal absoluto entre uma forma rápida e plana que oferece velocidade máxima e um V profundo completo que proporciona o máximo de conforto. Todos os nossos iates registram 72dBA ou menos de ruído a mais de 40 nós – essa capacidade de ouvir uma conversa silenciosa a toda velocidade é inédita nesta classe de iate.”


Inspirados nas clássicas embarcações americanas e com toques de estilo e robustez do Downeast, os Zeelanders apresentam curvas complexas no coração de seu DNA. Essas curvas são uma das características que as tornam tão icônicas, tão difíceis de construir e, portanto, tão desejáveis – não há imitadores nem substitutos. Da elegante onda ascendente e descendente do sheerline ao suave arco da popa, e do sutil brilho da proa ao delicado tumblehome dos quartos traseiros, os Zeelenders apresentam um design icônico que, mesmo com sutis evoluções ao longo do anos, permanece 100% fiel às suas raízes. É arte e sensualidade realizadas em três dimensões, mas ainda com vistas de 360 graus do leme.

Provavelmente é por isso que os Zeelanders são os favoritos entre os proprietários de superiates, que apreciam os níveis de detalhe e qualidade dos superiates encontrados em cada elemento de cada Zeelander - na medida em que cada Zeelander é entregue pronto para uso com tudo incluído, desde o moinho de pimenta até roupões de banho e chinelos. Como diz Koopmans: “Você só precisa aparecer com sua escova de dentes e está pronto para ir”.


“Quando nossos clientes passam algum tempo em seu Zeelander, queremos que eles tenham exatamente a mesma experiência como se estivessem em um superiate”, diz Koopmans. “Isso significa não ouvir o gerador, nenhum ruído do ar-condicionado e mal conseguir registrar que os motores estão funcionando. Fornecemos tudo como padrão, com apenas alguns itens específicos do mercado como opção, como motores maiores para o mercado americano ou estabilização de giroscópio para proprietários que desejam cruzeiros costeiros ou offshore.”


Esse cruzeiro é uma opção que todos os modelos Zeelander oferecem, não apenas por seu excepcional conforto de condução, mas também porque oferecem um alcance que excede quase qualquer outro iate de sua classe. “Desempenho e alcance não são nosso foco principal – conforto, ruído e atenção aos detalhes são – mas os Zeelanders realmente funcionam excepcionalmente bem e oferecem um alcance muito longo”, admite Koopmans. “É uma surpresa positiva para os clientes!”



O que também é uma surpresa não é apenas a forma como os Zeelanders são construídos, mas as instalações em que são construídos. É o epítome do profissionalismo, limpo em laboratório o tempo todo e projetado especificamente para o cronograma de construção mais eficiente. Cerca de 70 artesãos e empreiteiros selecionados trabalham para montar cada Zeelander, e cada um se torna uma obra-prima, fruto de horas de trabalho para acertar - o primeiro Zeelander 5, por exemplo, registrou 27.000 horas de trabalho em sua construção.



O resultado é algo maravilhoso – uma linha de modelos cujo design atemporal permanece fiel aos originais 20 anos depois, e cujas linhas vão evoluir – como um Porsche 911 – para permanecerem as mesmas por mais 20 anos. E já tendo entregado cerca de 50 Zeelanders ao longo de duas décadas, há muitos proprietários que podem atestar seu caráter único. “Tivemos um cliente que voou até o estaleiro apenas para nos dizer como estava incrivelmente feliz com seu barco”, diz Koopmans. “Ele disse que sempre que se sente mal, olha para uma foto de seu Zeelander e fica feliz – esse é o maior elogio que poderíamos receber. O que torna um Zeelander especial? Koopmans pergunta em conclusão. “Simplesmente dito, tudo.”


Por: Redação Mundo Mar

Fotos: ©Guillaume Plisson for Zeelander

Comments


bottom of page