Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

O Salone Nautico di Venezia finaliza com sucesso absoluto "A arte naval voltou para casa"

A segunda edição do Salone Nautico di Venezia terminou em uma atmosfera única. Satisfação total dos expositores e visitantes que ultrapassaram a marca dos 30.000.



A promessa do prefeito da cidade de Veneza Luigi Brugnaro foi clara, gravada nos tijolos vermelhos e antigos do histórico Arsenale: “ Desejo que o Boat Show seja, junto com a Bienal de Arquitetura, o sinal pelo recomeço de Veneza e de toda a Itália ”, dizia sempre, e a promessa foi cumprida.


Os 160 expositores encerraram com grande satisfação a segunda edição do Boat Show, recebendo mais de 30.000 visitantes. Os que participaram pela primeira vez ficaram quase incrédulos com a forma como a sua participação ganhou valor num ambiente tão caloroso e no verdadeiro sentido da palavra "náutica".



O Salone Nautico di Venezia abriu as portas não só para o mercado, mas também para a cultura e a sustentabilidade, que tem sido o grande foco de mais de trinta conferências que exploraram todos os aspectos da vela e da construção de barcos: design, motores, meio ambiente. Veneza, portanto, também no Salone, reivindica o seu papel central no debate contemporâneo sobre o mar e a sustentabilidade. O prefeito da cidade Luigi Brugnaro declarou: “ A arte naval realmente voltou para casa e os números desta segunda edição do Boat Show nos mostraram a ideia que tínhamos desde 2018 de dar a Veneza a oportunidade de mostrar a excelência náutica. A cidade é mais uma vez a rainha dos mares no sentido cultural mais aberto possível. Mostramos nossas habilidades em design e arquitetura de edifícios e atividades tradicionais. Nestes dias, Veneza verdadeiramente casou novamente com o mar e o fez trazendo sua excelência como um dote. E no próximo ano, de sábado, 28 de maio, a domingo, 5 de junho de 2022, o Arsenale volta a receber um espetáculo que já promete ser extremamente rico e inovador. Obrigado a todos aqueles que se colocaram à disposição para a excelente organização desta edição. Obrigado a todos os expositores que escolheram, apesar do difícil momento de pandemia, estar lá com os seus barcos e aos muitos que vieram visitar a exposição. Juntos, mostramos como é lindo velejar e como é fascinante se apaixonar pelo mar. Um agradecimento especial à Marinha pela abertura dos seus espaços e à Venetian USL pelo acompanhamento dos protocolos de saúde. Obrigado a todas as instituições civis e militares, as agências de aplicação da lei, as associações voluntárias que colaboraram. Obrigado a quem garantiu segurança, limpeza, transporte: um sucesso de equipa! Até 2022 com a terceira edição ".

Era para ser a edição do reinício e assim foi : o Arsenale é um ambiente único, o coração pulsante da marinha da Sereníssima, desfruta de uma bacia hidrográfica de 50.000 metros quadrados, mais de 1000 metros lineares de cais por cerca de 30.000 metros quadrados de exteriores do espaço de exposição e pavilhões cobertos para um total de aproximadamente 5.000 metros quadrados. O Salone confirmou o “barco” como um local intimista , para ser desfrutado com a família e amigos: estes são os motivos para adquirir um mercado que emergiu da pandemia ainda fortalecido. Os indicadores atribuem um valor total da indústria náutica em 2019/20 de quase 5 Bilhões de Euros, crescendo ao longo deste ano. Giovanna Vitelli , vice-presidente do Grupo Azimut-Benetti, que participou da mostra pela primeira vez, afirma: “ Um show que, pela atratividade do local, a eficiência da organização e o fluxo positivo de visitantes, certamente vale a pena repetir. Queremos estar lá no próximo ano ”.

Na segunda edição, o Salone exibiu seus muitos talentos, aliados a um grande atrativo e potencial comercial. ”Declarou o advogado Alberto Galassi , CEO do Grupo Ferretti. “Boa presença, excelente, considerando também o momento, a participação de clientes italianos e estrangeiros da Suíça, Croácia, Eslovénia, Polónia confirmaram o encanto de um evento que acaba por ser o encontro mais interessante para a zona do Mediterrâneo Oriental. Todos esses proprietários e seus capitães se impressionam não só, é claro, com a beleza da cidade, mas também com as oportunidades que têm desde a hospitalidade até destinos culturais, arte e restaurantes. Eu diria que para o Boat Show e para Veneza as satisfações estão apenas no começo.” Grande satisfação de Luigi Gambelli , CEO da Timone Group, uma das operadoras mais importantes da costa do Adriático: “ Para mim esta é uma feira excepcional que fizemos e estou confiante que vai crescer muito - declarou - estou apoiando esta feira porque é uma vista do Adriático para o mercado do Leste da Europa, que chega com gosto ao Boat Show por vários motivos: tanto para ver os iates como para ver Veneza ».

O Arsenale também foi palco do lançamento de Veneza como capital mundial da sustentabilidade - A protecção do mar, dos oceanos e da água em geral como principal recurso do planeta Terra, as novas tecnologias para a hibridação de barcos, a recuperação dos plásticos marinhos: a sustentabilidade ambiental é o fio condutor da segunda edição do Salone, que no espaço de 9 dias viu especialistas internacionais discutirem a questão da salvaguarda da água e das ameaças que nos últimos anos se tornaram cada vez mais consistentes com o objetivo de buscar ações concretas para desenvolver mecanismos eficazes de proteção e proteção das áreas marinhas mais sensíveis das zonas costeiras, bem como a necessidade de fomentar uma nova cultura marítima. Foram mais de trinta eventos em paralelo e outros dedicados ao público, com mais de uma dezena de eventos paralelos pela cidade.

O Show foi um espetáculo para o esporte : A vela foi um grande protagonista, que contou com a presença de velejadores de renome internacional no campeonato italiano da Micro Class e no Match Race-Trophy do 2021 Boat Show . As emoções não faltaram: dois dos integrantes da equipe Luna Rossa Prada Pirelli, Max Sirena e Gilberto Nobili, reviveram e contaram a experiência da Copa América.

A Motonáutica foi a protagonista com a chegada da histórica Pavia-Veneza , prova que contou com a presença de grandes campeões. Também em Veneza a regata Full Electric denominada " E-Regatta ", organizada pelos parceiros coordenados por Assonautica di Venezia com provas de Slalom e Ballerina, um formato técnico / artístico inédito que viu os barcos desafiarem num teste de manobrabilidade ao ritmo da música, mas também em termos de duração e autonomia de “resistência”.


No Arsenale, os históricos estaleiros venezianos encontraram espaço que exibiu a gôndola como símbolo do transporte aquático nos canais de Veneza, mas também outros barcos de madeira que fazem parte integrante da local. Também no Arsenale encontramos espaço para artesanato, equipamentos e acessórios marítimos de alta qualidade. “Agradeço aos expositores por terem acreditado no projeto - disse Alberto Bozzo, diretor comercial do Salone - pelo feedback o caminho para a edição 2022 começa imediatamente ”. “ Em primeiro lugar, agradeço ao Prefeito Luigi Brugnaro e a toda a Administração Municipal que desejou e acreditou fortemente neste evento ”, faz eco Piero Rosa Salva , Administrador Único do Spa Vela.


Fabrizio D'Oria , diretor operacional da Mostra conclui: “ Agradeço a todos os colaboradores, todos os expositores, fornecedores, todas as pessoas que se dedicaram para que esta Mostra pudesse ser realizada na presença e com total segurança de todos os operadores e visitantes. O Salão foi também um motor da economia local, empregou mais de 1.200 pessoas entre organização geral, recepcionistas, segurança, proteção, limpeza, e outros”. O Salone Nautico di Venezia foi promovido pela Câmara Municipal de Veneza e realizado através da empresa Vela spa, em colaboração com a Marinha Italiana. Os parceiros do evento são Eni, Intesa Sanpaolo, Generali, Consorzio Prosecco DOC e a Câmara de Comércio de Veneza e Rovigo. Parceiros técnicos da Mole Urbana, e-concept e ABB, O-Group, GiPlanet.


De 28 de maio, a domingo, 5 de junho de 2022 todos os olhos se voltam novamente para Veneza.


Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Divulgação

Confira a cobertura do Evento aqui no site e nos canais do Mundo Mar:


Instagram: https://www.instagram.com/programamundomar/


YouTube: https://www.youtube.com/c/MundoMarPrograma