Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Poluição de garrafas de plástico!

Partner da ACATMAR, Assonautica Venezia escreve mais um capitulo da parceria do Projeto Limpeza dos Mares

A Assonautica di Venezia escreveu nesta semana mais um capitulo para o minimizar o lixo no nossos mares, o Presidente da Assonautica Venezia, Marino Masiero enviou oficio ao Ministro do Meio Ambiente Italiano Sergio Costa para propor a devolução remunerada das garrafas plásticas.

Após várias campanhas como "recolha seu plástico nas praias", organizada pela Assonautica Venezia, Assonautica Taranto, Assonautica Gargano e outros territórios, em conjunto com associações ambientais, a associação conseguiu apurar que mais da metade do plástico recolhido nas costas é constituída de garrafas descartáveis usadas para beber água e também para o uso de detergentes domésticos. 

A ideia proposta seria dar valor às garrafas usadas para tentar reduzir o problema do descarte incorreto.

“Se, em via de regra, pudéssemos aumentar o valor do custo de compra em uma quantia aceitável para o consumidor, a ser devolvido quando o produto usado for devolvido à distribuidora, a dispersão no meio ambiente seria via de regra significativamente reduzida graças a este incentivo.

O valor da devolução deve ser tal que assegure que o retorno ao retalho através de contentores automáticos especiais, o cidadão obtenha um benefício econômico suficiente, bem como ético e moral.” explica o presidente da Assonautica Venezia Marino Masiero

A operação de devolução, entre outras coisas, além de educar por conveniência aqueles que não têm a cultura do respeito ao meio ambiente, permitiria aos menos abastados se dedicarem à coleta de plásticos espalhados no litoral e nas diversas estradas da Itália sem nenhum custo para o estado, obtendo dela uma pequena utilidade. 


O Projeto Limpeza dos Mares nasceu em 2014 no Estado de Santa Catarina no Brasil e hoje já retirou mais de 105 toneladas de lixo do fundo dos nossos mares. Em 2019 a ACATMAR - Associação Náutica Brasileira e a Assonáutica Italiana firmaram acordo de cooperação para fortalecer o projeto Limpeza dos Mares nos dois Países.

Maiores informações: https://www.limpezadosmares.com/

Por: Redação Mundo Mar

Fotos: Divulgação Assonautica di Venizia