Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Confradia Europea decide suspender a investidura de novos Confrades


A Cofradia Europea de la Vela decidiu suspender “sine die” a cerimônia de investidura dos novos confrades de 2020 que aconteceria na cidade de Muxía na Espanha, dada a situação atual causada pelo Covid-19.


A cerimónia de investidura estava prevista para acontecer em um lugar de destaque, o Parador Costa da Morte situado junto à belíssima Praia de Lourido, um edifício novo e com uma arquitetura contemporânea que se desenvolve em vários níveis adaptados à topografia da encosta natural, com uma espectaculares vista para o mar, junto a um ambiente natural de grande beleza com vistas incríveis sobre as falésias e belas praias, onde o mar exerceu o seu poder ao longo do tempo na chamada Zona 0 onde aconteceu o naufrágio do petroleiro Prestige, há alguns anos, o lugar também é considerado um património gastronómico ímpar. 




A apenas meia hora do Parador fica o imponente Farol do Cabo Fisterra, batizado pelos romanos como "o fim do mundo", um lugar sempre ligado à navegação e às lendas.

O Parador está localizado a cerca de uma hora de Santiago de Compostela (73 km) e à mesma distância de A Coruña (90 km) pela autoestrada de Baio, ambas cidades com aeroportos.


A intenção da Diretoria do CEV é manter o mesmo local para quando for decidido a nova data do evento. Conforme relato do Gran Mestre Francisco Quiroga Martinez, a nova data para o ato será anunciada preservando assim a segurança de todos.


A Cofradía Europeia de la Vela é uma associação criada na Espanha que contempla hoje personalidades de 35 Países, cuja origem é a defesa da tradição e do fomento dos esportes náuticos, o difusão da mentalidade marítima e o desenvolvimento da comunidade náutica mundial.


Um dos principais objetivos dessa associação é criar espaços de estudo e debate sobre a cultura marítima, e que também pretende divulgar e promover o aproveitamento sustentável dos recursos marinhos.