Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Por que as crianças deveriam aprender a velejar?

Navegar é uma escola de vida?


É totalmente um clichê, porém, longe dos mundos virtuais, navegar é uma oportunidade de oferecer aos nossos filhos "vida real".

Uma forma de autonomia, uma pequena comunidade, a vela ensina o gosto pelo esforço, a solidariedade, a ciência, a história, a paciência, o respeito pela natureza.


De uma forma decididamente subjetiva, encontramos pelo menos 6 razões pelas quais todas as crianças ou adolescentes deveriam descobrir o Mundo Mar e aprender a navegar:

1- Confiança


Sentir-se capaz de se mover usando o vento, a força invisível, dar às crianças a segurança de um super-herói dotado de poderes sobrenaturais. "Se eu fosse o Capitão América", tornaria a navegação essencial para me tornar uma grande pessoa. Domesticar e usar a Força com as habilidades e conhecimentos adquiridos ajudará os jovens marinheiros a realizar tarefas difíceis ao longo de suas vidas.


2- O espírito de aventura.


A aventura está no fim do arco-íris!

Traçando o seu próprio e único roteiro, descobrindo o sentimento de pertencer ao mundo, encontrando o seu lugar no oceano e cavalgando um veleiro no caminho para o infinito e além... Estas são as sementes da aventura que devem crescer o coração de cada criança.


3- Descubra outras formas de vida.


Ir para o mar nos afasta do conhecido mundo terrestre. Cercadas pela imensidão da água, as crianças rapidamente percebem que a vida é cheia de diversidade, mesmo onde não podemos respirar ou mesmo ficar em pé.

O mundo alienígena está ao alcance do mergulho livre e é estonteante.

Aqui, nossos filhos podem desenvolver sua imaginação sem obstáculos.

E se um golfinho mostrar a ponta da barbatana? Com certeza esse momento vai deixar uma marca mais intensa do que o seu celular.

4- Fortalecer laços


Dizer que as crianças estão presas no mundo digital é uma observação banal. Mas os mais velhos raramente são um exemplo melhor, para o bem ou para o mal, ao entrar na web, cortamos links diretos e concretos.

Felizmente, a vela salvará o mundo, pelo menos assim esperamos…

Não conheço um lugar onde conversas, risos e silêncios compartilhados se desenvolvam com tanta naturalidade como a bordo de um veleiro a caminho ou fundeado. Uma família, onde todos têm o seu lugar para fazer avançar o veleiro, encontrará os elos essenciais para agir com bondade e ajudar sempre os outros. Eles são ótimos exemplos de que você não precisa ser rico ou famoso para se tornar uma grande pessoa.

5- O gosto do esforço


Vamos lembrar: "Arrume seu quarto", "Faça sua lição de casa!", "Faça o seu melhor!" Blá, blá, blá...

Não são memórias maravilhosas? Aff... e ainda assim é algo necessário para sua educação.

A navegação é uma ótima maneira de ensinar o conceito de esforço / recompensa por meio de demonstração. Vida a bordo, armazenamento, organização, esforços físicos, tarefas a bordo...

As crianças entendem rapidamente o propósito desses esforços, que são rapidamente recompensadores.

6- Ancorar os pés na realidade


Nossos filhos nasceram hoje com inteligência digital, virtual, artificial, Photoshop e notícias falsas...

Vamos admitir que eles estão mais bem equipados do que os mais velhos para enfrentar o universo digital.

Mas você precisa de tempo para criar um equilíbrio entre o mundo natural e o mundo virtual.

Essa geração ainda mais que a anterior precisa aprender a se desconectar e a navegação é perfeita para isso.

Existem muitas outras razões totalmente subjetivas para tornar a navegação absolutamente essencial para a educação de crianças e adolescentes.

Você pode segui-lo com suas idéias ou sugestões, a seção de comentários existe para isso!

Quem sabe o Ministro da Educação em breve integre os cursos de navegação entre ciência e literatura ou acrescente no pós-escolar ... 😉


Por: Didier Maurice - AFRNáutica - Colunista Mundo Mar

Fotos: Optimist - Real Club Náutico de Arrecife & Equipe Muyay (70% da equipe com menos de 18 anos de idade)