top of page

Novo motor V6 de 350 Cv da Yamaha apresentado no Boot Dusseldorf 2024

O motor V6 de 350 Cv é uma adição de valor à linha V6 (225 Cv, 250 Cv e 300 Cv) e preenche a lacuna de potência entre o V6 e o V8 (XTO V8 de 400 Cv e V8 de 450 Cv).



Duas tendências-chave moldaram as prioridades da Yamaha para as suas inovações de motores e sistemas de navegação em 2024.

A primeira é a crescente consciencialização dos construtores de barcos de que os motores fora de borda representam uma escolha genuinamente centrada no cliente, versátil para impulsionar embarcações maiores. O segundo é a progressiva sofisticação dos proprietários de barcos, que estão exigindo mais escolha, melhor tecnologia e integração de sistemas mais extensa para suas embarcações.

Enquanto marca verdadeiramente centrada no cliente, a prioridade da Yamaha é responder às necessidades em contínua mutação dos proprietários de embarcações.


“Nos últimos anos, a Yamaha fez grandes progressos, passando de um fornecedor líder de motores fora de borda para um verdadeiro fornecedor de sistemas para barcos. Lançámos muitas inovações líderes da indústria durante este período, mas não ficámos por aqui“, afirma Fabrice Lacoume, Marine Diretor da Yamaha Motor Europe. “A nossa linha deste ano apresenta um novo motor empolgante e poderoso que realmente reflete a diversidade exigida pelo proprietário do barco de hoje, além de uma gama de melhorias técnicas mais detalhadas que atendem e, esperamos, excedem as expectativas avançadas de nossos clientes.”


O motor V6 de 350 CvO motor V6 de 350 Cv é uma adição de valor à linha V6 (225 Cv, 250 Cv e 300 Cv) e preenche a lacuna de potência entre o V6 e o V8 (XTO V8 de 400 Cv e V8 de 450 Cv). Os clientes vão adorar a maior potência de um V6 e o aumento do binário a velocidades mais baixas, permitindo uma experiência mais ágil e emocionante ao pilotar o barco.


O novo V6 de 350 Cv foi projetado com válvulas de admissão e escape maiores do que o V6 de 300 Cv e usa a mesma válvula de aceleração eletrónica de diâmetro que o V8 XTO de 450 Cv para maximizar o movimento do ar. Um melhor fluxo de ar equivale a mais potência, uma vez que o combustível rigorosamente mapeado e o sincronismo de ignição correspondem à procura do operador por um desempenho reativo, enquanto uma cambota nova e robusta oferece um curso mais longo, permitindo mais binário em velocidades mais baixas.


Das cabeças dos cilindros ao cárter, o novo V6 de 350 Cv da Yamaha caracteriza-se por um design técnico meticuloso. Com uma impressionante taxa de compressão de 11:1, o novo V6 de 350 Cv gere habilmente o deslocamento de ar, utilizando coletores de admissão personalizados equipados com reservatórios de sobretensão 40% maiores para maximizar a quantidade e o tempo de entrada de ar para as portas de admissão, ao mesmo tempo que garante uma distribuição uniforme do ar em cada cilindro. Os coletores de admissão idênticos de bordo e estibordo permitem o posicionamento ideal da válvula do acelerador eletrónica de 81 mm, que é 8% maior do que a válvula do acelerador V6 de 300 Cv, estando montada ao centro para gerar um fluxo de ar mais suave e maior capacidade de resposta.


As válvulas de admissão e escape maiores e a temporização variável da árvore de cames (VCT) oferecem uma vantagem distinta em termos de fluxo de ar para o novo V6 de 350 CV da Yamaha. O perfil melhorado da árvore de cames estabelece uma maior elevação das válvulas para uma duração de funcionamento mais longa, tanto para a admissão como para o escape, enquanto os touches de válvulas recentemente concebidos — feitos do mesmo material duradouro utilizado para os touches do XTO de 450 Cv — criam uma folga precisa das válvulas para obter uma combustão reforçada.


Para tirar partido do aumento do fluxo de ar, uma cambota nova e robustamente concebida cria um curso mais longo para obter mais binário em todas as gamas de RPM. O V6 de 350 Cv da Yamaha também incorpora o uso de velas de ignição de irídio – valorizadas pela sua robustez e faísca concentrada e eficiente, combinadas com a primeira vez do novo mapeamento de controlo de injeção de combustível da Yamaha, que produz uma duração de injeção mais longa do que a do V6 de 300 Cv, gerando mais potência.



Melhorias no Helm Master® EXO exclusivo sistema de rigging de controlo Helm Master EX® da Yamaha, que define a categoria, torna as operações do barco fáceis e agradáveis. O Helm Master EX® utiliza tecnologia sofisticada para ajudar profissionais, entusiastas e utilizadores de lazer a navegar com confiança, maximizando a diversão na água em configurações de motor fora de borda simples e múltiplas.


Para 2024, a Yamaha expande o sistema de hélice de proa de velocidade variável integrado com joystick com a adição de aplicações de motor de popa individual, quádruplo e quíntuplo para embarcações maiores que podem exigir controlo adicional. Além disso, a Sleipner junta-se à Vetus para esta próxima geração de hélices de proa integrados, sendo ambas marcas de fornecedores que suportam esta tecnologia.


Novidade para 2024, a Caixa de Controlo Mecânico 704 da Yamaha está agora disponível com uma funcionalidade de bloqueio neutro que permite ao fora de borda manter uma posição neutra enquanto o motor está em funcionamento. Esta funcionalidade é perfeita para ficar ao ralenti na água ou esperar nas docas. A caixa de controlo de montagem superior permite um controlo fácil do acelerador com uma mão e um ajuste do trim sem esforço através de um interruptor de alavanca operado pelo polegar.


Por: Redação Mundo Mar

Fotos: Divulgação


Comments


bottom of page