Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Novo motor de 600 hp Verado V12 da Mercury

Você sabia que o primeiro motor V12 da história foi construído em 1904 pela Putney Motor Works em Londres para ser utilizado nas corridas de barcos.



117 anos depois no inicio de 2021 a Mercury Marine de Wisconsin lançou o primeiro motor V12 fora de bordo do mundo, o novo e mais potente motor de popa, o Verado® de 7,6 litros V12 600hp, a gasolina, voltado para o mercado de embarcações center console e que segundo seu Presidente Chris Drees "é um motor notável que mudará o futuro da navegação”


Com o legado da família de motores Verado®, a Mercury repensou o desempenho do motor de popa para oferecer a melhor experiência na navegação.

Com força inabalável de um motor V12, o motor de popa Verado de 600 hp oferece alcance e desempenho extraordinários para realizar ainda mais aventuras no Mundo Mar.


“Esse motor torna os barcos fáceis de manobrar perto do píer e oferece manuseio superior em todas as velocidades. É incrivelmente eficiente em termos de combustível É tão suave e silencioso que você pode conversar enquanto os motores estão funcionando. É durável, confiável e fácil de manter. Não há nada como o V12 Verado no mercado hoje”, assegura Drees.

Esta foi a primeira vez que foi mostrado oficialmente o @mercurymarine V12 600 Verado. Apresentado por Chris Drees, presidente da Mercury Marine. 

A Mercury explica ainda que os avanços no manuseio e controle são possibilitados pela primeira caixa de engrenagens direcionável do segmento externo e uma transmissão de duas velocidades, a primeira do setor.


"Um motor Silencioso, suave e refinado, este é o motor que eleva os padrões de design e engenharia premium”, comenta o fabricante



O primeiro motor V12 do segmento externo oferece potência e desempenho superiores em uma pegada surpreendentemente compacta. Combinado com a caixa de engrenagens direcionável e o equipamento simples e aerodinâmico, o design permite que o motor seja montado em centros de 27 polegadas, de forma que os pilotos possam encaixar a potência necessária no giro.


A transmissão de duas velocidades facilita o trabalho de transferência de 600 hp para a caixa de engrenagens. Ele distribui o torque máximo e a aceleração na primeira marcha e, em seguida, muda silenciosamente para a segunda, para cruzeiro eficiente e velocidade máxima emocionante. Nenhum clique de mudança. Sem limitações. Apenas um poder suave e impressionante.



Os controles elétro hidráulicos permitem que a caixa de engrenagens direcionável reaja instantaneamente aos comandos do piloto. Sem movimento do motor acima da água, não há distrações – apenas manobrabilidade precisa em torno das docas e manuseio suave e sem esforço em águas abertas.


Uma nova série de adereços duplos foi habilmente trabalhada para aproveitar todo o potencial de 600 hp. Projetadas para funcionar em uma configuração de contra-rotação, as novas hélices impulsionam o barco no plano de forma rápida e eficiente, ao mesmo tempo em que oferecem manuseio e economia de combustível excepcionais em velocidades médias.



Um sistema de montagem Advanced MidSection (AMS) de última geração mais robusto e mais refinado embala a cabeça do motor para isolar ruído e vibração, enquanto um ajuste cuidadoso amortece os sons de indução e quase elimina o ruído de injeção.


O motor de popa Mercury Marine V12 Verado estará disponível nos EUA na próxima primavera no hemisfério norte e ainda não se tem previsão de quando chegará ao Brasil.


Por: Redação Mundo Mar

Fotos e videos: Divulgação Mercury


Video de Apresentação