Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Luna Rossa garante vaga na America's Cup com vitória por 7-1 sobre INEOS Team UK

Atualizado: 14 de mar. de 2021

Os italianos venceram a Prada Cup Challenger Series sobre o campeão olímpico Ben Ainslie e enfrentarão a Emirates Team New Zealand na 36ª Copa América que começa a partir de 6 de março.



Luna Rossa Prada Pirelli conquistou o vela's Prada Cup Series Challenger selando uma vitória 7-1 sobre INEOS Team UK em Auckland, Nova Zelândia, no domingo (21 de fevereiro).


A seleção italiana, comandada pelo capitão e diretor Max Sirena , segue agora como desafiadora da 36ª partida da Copa América , enfrentando o atual campeão e anfitriã Emirates Team New Zealand , pelo Auld Mug, a partir de 6 de março.

Um desses competidores pelos italianos é o tricampeão olímpico Francesco Bruni, que compartilhou sua alegria com a vitória gritando "Fantástico" para a câmera.

“É um grande dia para nós e para Luna Rossa e é um grande dia para a Itália. Foi uma final difícil e temos uma luta muito boa na Copa América. ” - Francesco Bruni para AmericasCup.com




A equipe do Luna Rossa Prada Pirelli entrou no quarto dia da final com uma vantagem de 5-1, e sabendo que a vitória nas duas corridas de domingo garantiria a vitória geral

A equipe britânica, comandada pelo tetracampeão olímpico Ben Ainslie , e com o também medalhista de ouro Giles Scott como tático, estava sob imensa pressão depois de sofrer cinco derrotas consecutivas no início da série final da Taça Prada. A vitória na corrida 6 no sábado aumentou a confiança do Reino Unido, mas os ventos em Auckland não estavam a seu favor.


Luna Rossa Prada Pirelli superou a equipe britânica novamente em condições de vento médio a leve que provaram favorecer os italianos. Eles conquistaram as duas vitórias oferecidas para selar o título, com uma margem enfática de 7-1.

"Parabéns a Luna Rossa e à Itália. Estamos obviamente desapontados por não termos passado, mas devemos ir embora, voltar à prancheta e ver o que podemos fazer." Comentou Ben Ainslie para AmericasCup.com


A história se repete enquanto os italianos buscam o primeiro título da Copa América. Pela segunda vez em seis tentativas, o time de Luna Rossa conseguiu adicionar seu nome à lista exclusiva de apenas 36 desafiadores em 170 anos que chegaram à Copa América.

Por coincidência, a única outra vez que Luna Rossa conquistou a America's Cup foi há vinte anos, quando os Defensores também eram da Nova Zelândia e o evento também aconteceu em Auckland.



O capitão italiano Sirena fez parte do elenco que perdeu para os neozelandeses. Mais tarde, ele conquistou dois títulos da America's Cup, o primeiro na 33ª edição com a BMW Oracle Racing e o segundo na 35ª edição com o atual Defenders Emirates Team New Zealand .


Tendo trocado de lado para esta 36ª edição, Sirena conseguiu levar os italianos à vitória até agora e está ansioso para conquistar a primeira vitória de seu país no troféu mais difícil e mais antigo do esporte internacional.

A partida da America's Cup começa no sábado, 6 de março, com a primeira corrida da regata marcada para começar às 16:00 NZT (03:00 GMT).


Por: Redação Mundo Mar

Fotos e Video : Divulgação Americascup