top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Volta ao Mundo Globe40 parte da Argentina rumo ao Brasil



A sexta etapa da Globe 40 teve início na manhã deste domingo (8) no Ushuaia, na Argentina. Os cinco barcos da Volta ao Mundo dos Class40 sobem da Terra do Fogo rumo a Recife (PE).


A regata terá 3.273 milhas pelo Oceano Atlântico e os primeiros veleiros devem chegar à nova Recife Marina a partir do dia 24 de janeiro. A competição pelos mares do mundo começou no meio de 2022 no Marrocos e já percorreu ao todo 75% de seu trajeto total.

Apenas um ponto separa os barcos SEC HAYAI e MILAI Around The World na liderança da volta ao mundo dos 40 pés.


''Depois de sair do Canal de Beagle com ventos fracos e variáveis, principalmente do norte, com rajadas prováveis descendo das montanhas, as cinco duplas terão que fazer sua primeira escolha estratégica: passar para o leste ou oeste da Isla de los Estados''.


''Se optarem pelo oeste, terão que passar pelo estreito de Le Maire com suas fortes correntes. O tempo será a chave para se beneficiar de correntes favoráveis e evitar bater nelas'', disse Manfred Ramspacher, organizador da regata Globe40.


Pernambuco recebe os velejadores do mundo


Pernambuco vai ser a única parada no Brasil das embarcações, que vão passar de 10 a 15 dias na capital. Serão ao todo 30 mil milhas náuticas de travessia, durante nove meses e 140 dias no mar.


"Esse evento é a porta de entrada para que Pernambuco se torne uma parada de outras regatas internacionais de volta ao mundo, além de uma excelente oportunidade para o turismo náutico para a cidade", destacou o presidente da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), Yannick Ollivier.


A partida aconteceu em 26 de junho do ano passado, em Tânger, no Marrocos, com a chegada em Lorient (França) prevista para março de 2023.

No percurso, paradas programadas em Cabo Verde (África), Ilhas Maurício (Oceano Índico), Auckland (Nova Zelândia), Papeete (Polinésia Francesa), Ushuaia (Patagônia), Recife (Brasil) e Granada (Caribe).


Também estão programadas várias atividades durante o período em que os competidores estiverem no Recife, como visita aos barcos, regata in-shore no Marco Zero e apresentações culturais.


Também vão acontecer eventos fechados para convidados, patrocinadores e competidores. A etapa Recife se encerra no dia 5 de fevereiro, com os barcos seguindo rumo a Granada, no Caribe. Será a sétima e última parada, antes da chegada final em Lorient, na França.


A Globe 40 é uma realização da empresa francesa Sirius Events, com suporte na organização da etapa de Recife da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e Consórcio Porto Novo, com patrocínio da Prefeitura do Recife, Qair Brasil e Marina Recife.


CRONOGRAMA


- 8 de janeiro: Largada da Regata (perna Ushuaia/Recife);

- 23 de janeiro: Coletiva de Imprensa no Cabanga (15h);

- 25 de janeiro: Previsão de chegada do 1º barco;

- 28 e 29 de janeiro: Visitação dos barcos aberta ao público;

- 3 de fevereiro: Regata In-Shore para convidados (autoridades, patrocinadores, etc);

- 5 de fevereiro: Largada da Regata (perna Recife/Granada);


Photo credit: Martin Gunter / Instituto Fueguino de Turismo

bottom of page