top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Tudo sobre as semifinais da Copa do Mundo de Vela



As semifinais da SSL Gold Cup, a Copa do Mundo da Vela, serão realizadas neste sábado (2), em Las Palmas, na Espanha. A equipe brasileira de vela tentará uma vaga na final com o barco liderado por Robert Scheidt e Martine Grael, e com um grupo repleto de campeões mundiais e pan-americanos.


O Brasil disputará uma regata contra Grã-Bretanha, Holanda e Itália, apenas dois de cada grupo passam à final no domingo (3). Na outra semifinal estão os times da Espanha, Nova Zelândia, Hungria e França.


A regata semifinal terá início às 9h no horário de Brasília e terá transmissão do BandSports, Canal Regras de Regata e da SSL Gold Cup no link ao lado https://www.youtube.com/watch?v=A5MU4D9lmp8 .


A disputa por uma vaga na grande final terá 45 minutos em um percurso barla-sota - entre bóias - onde os dois primeiros de cada semifinal seguem para a regata decisiva.


''O Brasil está muito bem representado aqui na SSL Gold Cup. Muita gente abriu mão de coisas para estar aqui. É bastante inspirador correr com uma equipe brasileira, que está aqui dando tudo. São atletas profissionais de excelente qualidade técnica'', disse Martine Grael, que faz a função de tática e veste a camisa 9.


Robert Scheidt é o camisa 10 da Seleção Brasileira e o comandante do grupo com o leme nas mãos. O argentino naturalizado brasileiro Alfredo Rovere é o proeiro, que fica na ponta do barco. Com experiência de três olimpíadas e três Voltas ao Mundo, André Fonseca Bochecha atua como regulador de vela principal, com os campeões mundiais Mário Tinoco e Gabriel Borges ao seu lado.


O peso-pesado Henry Boening é o grinder, que coloca força na manivela para subir as velas, já Henrique Wisni e Juninho de Jesus fazem a função de pit e as vezes de floater, uma espécie de coringa. 


''Vamos com tudo para as semifinais, será uma regata diferente. Antes corríamos para somar mais pontos e agora passam os dois primeiros. O time está muito bem entrosado, estamos fazendo um ótimo trabalho e agora é preciso seguir nessa linha. O entrosamento é cada vez maior da equipe e nosso objetivo é continuar largando bem'', contou Mário Tinoco, aniversariante do dia.


A SSL Gold Cup é um evento especial da World Sailing e contou com as melhores 56 nações de vela no mundo. Após os mata-matas, apenas restaram os oito países citados acima. 


Com semelhança das principais Copas do Mundo em outros esportes, a SSL Gold Cup é um evento de igualdade de oportunidades com barcos SSL47. O barco brasileiro ganhou em 2022 o patrocínio da Sertrading, uma das maiores empresas de comércio exterior do país, e da Subsea 7 S.A., que apoiam o time. Além da marca de mochilas e equipamentos para atividades outdoor Allcatrazes. 


A união entre Sertrading e Subsea 7 S.A com a Seleção Brasileira de Vela foi idealizada por Bruno Prada, companheiro de Robert Scheidt nas medalhas de Pequim 2008 e Londres 2012, e CEO do barco brasileiro.


Sobre a SSL Gold Cup


A SSL Gold Cup reúne desde seu início 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico em que a corrida pela tecnologia pode atrapalhar a corrida pela glória, a SSL busca uma competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda, e os campeões se tornam heróis inspiradores de novas gerações. A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017.


Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada, até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.


Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da Grande Final será coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. E os fogos de artifício ao final do evento prometem dar um desfecho dramático para esta incrível competição global.


Mais informações em https://goldcup.starsailors.com/


Foto: Gilles Morelle

bottom of page