top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Semana de Vela de Ilhabela divulga Aviso de Regata para 2023


A organização da Semana Internacional de Vela de Ilhabela divulgou o primeiro Aviso de Regatas para o evento, que será realizado de 23 a 30 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte de São Paulo. A competição mais tradicional da modalidade na América Latina chega à sua 50ª edição e deve reunir até 150 barcos.


As regatas de 2023 serão válidas para barcos inscritos nas classes ORC, BRA-RGS, VPRS, C30, HPE 25, Clássicos, Bico de Proa e Multicasco. A competição também valerá como Campeonato Brasileiro da Classe C30 e segunda etapa do Campeonato Brasileiro da Classe BRA-RGS. A organização da Semana Internacional de Vela de Ilhabela promoverá ainda a Regata de Equipes, realizada desde 2015.


Os catamarãs correrão como classe convidada desde que formem uma flotilha e esta seja aprovada pela Comissão Organizadora. ''A Semana de Vela de Ilhabela é regida pelas regras definidas pela World Sailing, entidade máxima da modalidade''.


''Um aviso de regata é um documento oficial utilizado em competições de vela para comunicar aos participantes as informações e instruções necessárias para a realização das provas”, explicou Cuca Sodré, organizador técnico do evento.



A abertura da Semana Internacional de Vela de Ilhabela está marcada para o domingo, 24 de julho, com a regata Alcatrazes por Boreste – 100 anos Veleiro Atrevida – Marinha do Brasil. Serão 55 milhas de percurso envolvendo os maiores veleiros da competição, incluindo desta vez os clássicos.


As classes C30, RGS-C, Bico de Proa (categorias A, B, e C) e Multicasco disputarão a Regata Toque-Toque por Boreste. Já os HPEs a Renato Frankenthal. O evento é composto por até 12 regatas para as classes C30 e HPE 25 e dez para as demais categorias.


As inscrições estão abertas no site oficial do evento


Foto: Marcos Méndez

bottom of page