top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Robert Scheidt e lendas da vela inauguram oficialmente a SSL Gold Cup



Lendas da vela mundial se reuniram no Museu Olímpico em Lausanne, na Suíça, para o lançamento oficial da SSL Gold Cup 2022 e do ranking da modalidade, no mesmo estilo da ATP ou WTA do tênis.


O maior medalhista olímpico do Brasil, Robert Scheidt, foi um dos destaques do evento, que também contou com o australiano John Bertrand, primeiro comandante fora dos Estados Unidos a vencer a America's Cup em mais de 100 anos de regata.


O encontro na cidade dos Jogos Olímpicos teve ainda David Graham, CEO da World Sailing, e ídolos do esporte como o americano Paul Cayard e o polonês Mateusz Kusznierewicz, que apresentaram os valores centrais da SSL Gold Cup.


O bicampeão olímpico e capitão do SSL Team Brasil Robert Scheidt classificou a competição como a taça das nações de vela. "Mais de 50 nações vão competir para descobrir qual é a melhor da vela no mundo. É algo único em nosso esporte. Para nós atletas, o mais importante é que nossas vozes e opiniões sejam ouvidas para criar o melhor evento possível, e a SSL tem feito isso desde o início do projeto há nove anos."

''Eu acho interessante que é um evento criado por velejadores, não foi criado por nenhuma entidade política ou federação. Um grupo de atletas importantes da classe Star se reuniu para montar esse circuito", comentou.


O atleta de sete olimpíadas e cinco medalhas comentou também sobre a fase sul-americana da competição. "Fiquei impressionado com o nível do Peru, Chile e o Uruguai também apresentou uma boa equipe, foi um belo show. A vantagem dessas equipes que se classificaram agora é que vão ter mais regatas para se fortalecer como um time. A equipe brasileira é muito boa, vamos ter mais um treino aqui, temos uma mistura de talentos no barco. Se fizermos tudo certinho, vamos representar bem nosso país", finalizou Robert Scheidt.


A ex-campeã de tênis suíça Timea Bacsinszky (ex-WTA nº 9 e medalhista de prata na Rio 2016) explicou como o Ranking da SSL revolucionará a vela como WTA e ATP fizeram em 1973 para o tênis. "A classificação realmente tornou meu ranking mundial de nona do mundo muito especial. Mas para os velejadores, será uma grande oportunidade de se tornarem conhecidos em todo o mundo. Isso também mostrará suas conquistas.".


Velejadora e esposa do maior medalhista olímpico do Brasil, Gintarė Scheidt também comentou sobre o lançamento da SSL e sobre o time da Lituânia, equipe que defende.

"Nosso time fez uma qualificação duas semanas antes. Estávamos muito tensos, agora estamos felizes, bem motivados. Vamos com um time forte para as fases finais", completou Gintarė Scheidt.


bottom of page