Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Projeto de sustentabilidade ambiental para pesca e náutica é desenvolvido pela Unisanta



A 14ª edição do Pesca & Cia Trade Show ajudou a dar voz a um importante projeto de sustentabilidade ambiental.

O Etnopesca, projeto guarda-chuva desenvolvido pela Unisanta, aproveitou o espaço da feira para coletar informações de pescadores de todo o Brasil e de países como a Argentina. Os resultados da pesquisa devem orientar o trabalho de ordenamento da pesca esportiva no Brasil.


O Etnopesca é um projeto guarda-chuva com vinte anos de pesquisas relacionadas ao setor pesqueiro. Os trabalhos são desenvolvidos pela Doutora Milena Ramires, professora dos programas de pós-graduação da Unisanta. O foco são comunidades caiçaras que praticam a pesca artesanal, em locais como o litoral de São Paulo e Mato Grosso, e pescadores esportivos.


"A gente acredita que a pesca amadora esportiva tem um potencial muito importante, uma responsabilidade socioambiental muito grande. E a gente gostaria de ter o apoio dos praticantes, dos pescadores esportivos, dos operadores de pesca, nas nossas pesquisas, para a melhoria de renda de algumas comunidades," explica a Prof. Dra. Milena Ramires. "A maioria dos entrevistados são pescadores conscientes, especializados. Nossa presença aqui está sendo super produtiva, é uma oportunidade interessante."


A ideia do projeto Etnopesca é capacitar os pescadores artesanais como guias e condutores de pesca. Além de gerar renda, a atividade pode contribuir para a conservação dos peixes, transformando os caiçaras em agentes divulgadores de práticas mais conscientes, como o "pesque e solte", as cotas de captura e tamanho mínimo de algumas espécies.


"Nesse contato com as comunidades do cais, alguns pescadores artesanais já não pescam de rede, alguns já trabalham como guia e condutores de pesca. Eles orientam os pescadores esportivos, que se tornam mais conscientes. Esse é o resultado mais importante que obtivemos até agora", destaca Milena Ramires.


Após o Pesca & Cia Trade Show, que terminou no domingo retrasado (20), o Etnopesca divulgará um link para quem quiser responder a pesquisa online. A divulgação será feita nas redes sociais do evento e do projeto: instagram.com/projetoetnopesca


#pesca #pescatradeshow #pescaecia #onboardsports