top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Olhando para o futuro.

Convenção SATEC da Confindustria Nautica.


Começou hoje em Viareggio, no Principino Eventi, a Convenção SATEC da Confindustria Nautica, um encontro anual das empresas associadas a Confindustria Nautica trazendo uma importante oportunidade de discussão para empresários e operadores do setor, instituições e imprensa.

Durante uma Assembleia fechada somente para Acionistas, o Presidente Saverio Cecchi orgulhosamente confirmou “também em 2021 houve um crescimento da Associação que foi acompanhado por um crescimento reativo e sólido do setor, com perspectivas positivas também para o atual ano náutico. E isso não é pouca coisa, dados os cenários político-econômicos pelos quais estamos passando”.

O Departamento de Pesquisa apresentou os resultados de uma pesquisa realizada em uma amostra significativa de empresas associadas sobre a aquisição de matérias-primas e componentes e as consequências na produção e entregas.

Em comparação com o levantamento anterior, destaca-se que os prazos de entrega das matérias-primas dos principais fornecedores em 2021 foram superiores aos valores padrão, mas estabilizaram nos últimos meses: 24% até 4 semanas, 39% (em relação a um 45%) entre 5 e 8 semanas, 13% entre 9 e 15 semanas, 17% entre 16 e 30 semanas, 7% acima de 30 semanas. Isso levou à necessidade de programação adequada de pedidos de matérias-primas e componentes para fornecedores. Para 92% da amostra, muitos fornecedores de matérias-primas e componentes aumentaram suas tabelas de preços em relação ao ano anterior. Além disso, as empresas foram questionadas se houve impacto nos pedidos após as sanções europeias impostas à Rússia: 60% das empresas responderam que não, 32% responderam afirmativamente mas com impacto menor, 8% afirmaram que o impacto foi significativo.

O Presidente Cecchi agradeceu então aos Vice-Presidentes - Maurizio Balducci, Andrea Razeto, Piero Formenti e Alessandro Gianneschi - pelos projetos que seguiram com incansável competência e paixão. Do apoio às atividades institucionais em questões cruciais para o setor - garantias em obras de reequipamento para unidades estrangeiras, exame de licença de barco, crédito fiscal, leasing, Altomare, 8bis e equipamento de bordo, vistos marítimos fora da UE, leasing e aluguer de barcos, concessões estatais, à promoção do Salone Náutico di Genova, à participação ativa no Projeto Confindustria Sea que acolhe as estratégias e propostas do sistema visando a excelência do Made in Italy. E mais uma vez, a rede de patrocínios promovidos pela Associação em apoio a iniciativas locais de valor para o setor e a coordenação da promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas.

A Assembleia de Acionistas foi também uma oportunidade para atualizar a 62ª edição do Salone Náutico di Genova que se realizará em Génova de 22 a 27 de Setembro próximo.

Em particular, continua o caminho que em 2023 entregará ao Salone Nautico uma área requalificada e de nível internacional: " Road to 2023 " levará à construção do novo Boat Show, graças às obras do novo Levante Waterfront em Génova, que oferecerá ao evento um layout espetacular, funcional e cenográfico, dando ainda mais impulso e força ao evento confirmando sua centralidade. A Assembleia encerrou com a aprovação do Balanço final do exercício de 2021 da Confindustria Náutica. O balanço – concluiu a gerente geral Marina Stellareflete todos esses projetos e investimentos e registra resultados positivos, com um constante fortalecimento da situação econômico-financeira de nossa Associação ”.


Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Divulgação CONFINDUSTRIA NAUTICA

bottom of page