top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

LUNA ROSSA PRADA PIRELLI LANÇA SEU AC75

Uma obra-prima de tecnologia, design e estética representará a Itália na 37ª America's Cup.



Vinte e cinco anos após o lançamento do primeiro Luna Rossa (em 1999), o casco nº 10 da America's Cup do desafiante italiano tocou a água pela primeira vez hoje: é o monocasco foiling AC75 com o qual Luna Rossa Prada Pirelli participará da 37ª America's Cup em Barcelona, ​​Espanha.


O batismo de mar do único barco italiano da edição 2024 aconteceu às 13h20, horário local, na base Molo Ichnusa e contou com a presença de Miuccia Prada , Patrizio Bertelli (Presidente da Luna Rossa Prada Pirelli), Marco Tronchetti Provera (Vice Executivo Presidente da Pirelli, co-patrocinador da equipe), Max Sirena  (Skipper e Diretor da Equipe Luna Rossa Prada Pirelli) e Agostino Randazzo (Presidente do Circolo della Vela Sicilia ). Os convidados especiais do evento foram patrocinadores, parceiros, fornecedores e autoridades locais, bem como representantes de TV e mídia. Ao lado destes estiveram, claro, todos os membros da equipa que contribuíram para o nascimento deste barco extraordinário que, a partir de hoje, também trará a Oakley  a bordo como seu novo Parceiro de Desempenho Técnico. 


Após a tradicional bênção de Monsenhor Baturi, arcebispo de Cagliari, Miuccia Prada quebrou a garrafa de Maximum Blanc de Blancs da Cantine Ferrari  na proa da embarcação, batizando-a de “Luna Rossa”. As linhas nítidas e poderosas do AC75, realçadas por uma ousada pintura metálica " Metal K ", são uma declaração de intenções e uma indicação do enorme esforço por trás deste projeto radical que incorpora soluções de design, inovações tecnológicas e materiais experimentais testados ao longo do passado. dois anos no protótipo LEQ12.



Idealizado pela equipe de design da Luna Rossa Prada Pirelli e construído no estaleiro Persico Marine em Nembro, o Luna Rossa envolveu todo o seu grupo de engenheiros e arquitetos navais (40 pessoas) na fase de desenvolvimento e execução que exigiu mais de 70.000 horas de trabalho por 35 barcos. construtores (entre equipe e técnicos). Aproximadamente 3.500 metros quadrados de fibra de carbono pré-impregnada ( Delta-Preg ) foram utilizados para a construção do casco e componentes compósitos. O AC75 monta um 26,5 m. mastro (construído pela equipe em Cagliari) com asa macia composta por velas grandes gêmeas mais vela de proa (jib), para uma área total de vela de cerca de 220 m2. As velas são feitas principalmente de Carbono e Dyneema e fabricadas com a tecnologia 3Di North Sails. Há oito tripulantes a bordo: dois timoneiros, dois trimmers e quatro ciclores. 


Numa síntese perfeita de forma e função, Luna Rossa é a mais alta expressão da tecnologia aplicada ao iatismo. Graças às inúmeras empresas líderes – italianas e internacionais – que optaram por se juntar à equipa no desafio da 37ª America's Cup, excelências de diferentes mundos empresariais convergiram para este barco, trabalhando em sinergia e combinando o seu know-how mútuo para garantir Luna Rossa Prada Pirelli as mais avançadas inovações e metodologias em cada setor.

 

Patrizio Bertelli - Presidente da equipe Luna Rossa Prada Pirelli "O barco que lançamos hoje é o décimo casco da Copa América que batizamos de “Luna Rossa”. Este nome, que marcou marcos importantes na minha vida, tornou-se também um nome icónico na vela mundial. É um barco bonito e radical, que representa um avanço em termos de design e tecnologia, nascido de um incrível esforço coletivo. Por isso felicito a equipa a todos os níveis pelo seu feito. Nestes 25 anos cumpri um objectivo que me tinha traçado há muito tempo: criar uma equipa de técnicos e velejadores extraordinários, capazes de moldar o futuro do desporto no nosso país e deixar um legado para as gerações futuras. Agora, com esta nova Luna Rossa, espero também concretizar a minha ambição desportiva, vencer a Taça América".  



Marco Tronchetti Provera – Vice-presidente executivo da Pirelli. "Luna Rossa é sinônimo de excelência tecnológica, competição e melhor qualidade italiana. É uma honra para nós ter o nome Pirelli ao lado de um projeto tão grande que nasce da paixão pela vela e pela Copa América, um troféu que combina desafio esportivo e inovação. O barco e sua tripulação têm potencial para nos emocionar e disputar a Copa. Os meus melhores votos pessoais vão para toda a equipa".

 

Max Sirena - Diretor de equipe e capitão do Luna Rossa Prada Pirelli "Hoje é o dia mais importante da nossa campanha na Copa América, finalmente temos diante de nossos olhos o resultado de três anos de trabalho 'no escuro'. Esta Luna Rossa é um desafio italiano em termos de design, tecnologia e estética. Com apenas um barco à nossa disposição, tivemos que fazer escolhas corajosas, levando-nos ao extremo em todas as áreas abertas ao desenvolvimento e à investigação, graças também ao know-how adquirido com o protótipo LEQ12. Foi um imenso esforço de equipe e quero aplaudir cada membro da Luna Rossa Prada Pirelli por terem idealizado uma obra de arte que deixará sua marca. Este é o meu sexto desafio com a equipa Luna Rossa, da qual sou o líder privilegiado, e embora já tenham passado muitos anos desde a primeira edição, o lançamento de um barco é sempre um momento incrível. Então, antes de mais nada, quero agradecer a Patrizio Bertelli, sem cuja visão e paixão tudo isso não existiria, a Miuccia Prada, a Marco Tronchetti Provera e a todos os nossos patrocinadores e fornecedores pela confiança e apoio demonstrados ao longo desses anos. Luna Rossa é um barco do qual toda a Itália deve se orgulhar porque incorpora muito da excelência do nosso país e é embaixador do Made in Italy em todo o mundo. Este é o barco que queríamos, potencialmente perfeito para vencer a 37ª Copa América. Agora é a nossa vez".



Agostino Randazzo - Presidente Circolo della Vela Sicilia "Pela terceira edição consecutiva, o Circolo della Vela Sicilia estará ao lado de Luna Rossa no desafio da Copa América. Saber que nosso burguee voará ao lado do tricolor a bordo desse barco incrível nos enche de orgulho. Luna Rossa Prada Pirelli conseguiu mais uma vez criar um barco que inspira por sua beleza, formas e conceito futurista. Em nome do Clube, parabenizo Patrizio Bertelli e Max Sirena por mais uma vez pensarem fora da caixa, e toda a equipe por esta conquista extraordinária".


As sessões de testes e testes no mar começarão nos próximos dias em Cagliari. Posteriormente, o barco será transferido para Barcelona, ​​onde continuará em fase de treinamento antes das regatas da Copa América. 


Por: Mundo Mar

Fotos: © CARLO BORLENGHI

bottom of page