top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Limpeza dos Mares recolhe mais de 1,6 toneladas de resíduos em São Francisco do Sul (SC)

Praia da Enseada e Rio Acaraí receberam voluntários para retirada do ‘lixo que ninguém vê.



A última ação do projeto Limpeza dos Mares neste ano, capitaneado pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Mundo Mar e Acquanauta ocorreu em dois pontos estratégicos em São Francisco do Sul, no último sábado (11). Foram 1,6 toneladas de material recolhido da Praia da Enseada e Rio Acaraí por mergulhadores e voluntários que retiraram resíduos da praia, fundo do mar e rio e suas margens.


“Nos surpreendeu a quantidade de carteiras de cigarros recolhidas da areia da praia e restingas, acompanhadas das mais de cinco mil bitucas de cigarros e isqueiros, além de uma quantidade expressiva de roupas, calçados, garrafas de vidro, latinhas de alumínio e muitos outros descartes indevidos” detalha Michele Castilho, diretora da ACATMAR.



O projeto também realizou trabalho de consciência ambiental com a população sobre a preservação marinha e a navegação responsável. Em São Francisco do Sul, houve palestras para alunos nas escolas públicas e para os colaboradores da empresa ArcelorMittal, uma das patrocinadoras do projeto.


Esta, foi a 29º etapa do projeto realizado pela ACATMAR, Mundo Mar e Acquanauta Floripa, marcando também a abertura do verão do projeto, “Sempre no inicio da temporada escolhemos uma região para realizá-la. Uma etapa especial que contempla palestras e a ação em pontos estratégicos para que possamos entregar a moradores e turistas um ambiente mais limpo e saudável” reforça Leandro ‘Mané’ Ferrari, idealizador do projeto.


Entre os resíduos, cordas, restos de redes, tampas de garrafas, garrafas plásticas, isopor e até televisor estão entre as centenas de objetos encontrados nestes espaços aquáticos, reforçando esta inconsciência de hábitos que continuam poluindo há anos o nosso meio ambiente.



O apoio de empresas é essencial para que o projeto siga fazendo ainda mais para o nosso planeta, para o FORT ATACADISTA, empresa mantenedora do projeto e que tem lojas presentes em boa parte do litoral catarinense, do Norte ao Sul do estado. “Faz muito sentido abraçarmos a causa defendida pelo Limpeza dos Mares. É bonito ver como de fato a união das pessoas faz a diferença. Ações como os mutirões de limpeza servem para nos inspirar no dia a dia, mostrando como pequenos gestos podem gerar mudanças expressivas na sociedade", reitera Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de marketing da empresa.


A ação em ‘São Chico’ contou com o apoio do Município através da Secretaria do Meio Ambiente além das empresas Sanautica e a Grupo Oceânica, que disponibilizaram as embarcações para a ação no Rio. “O apoio do município e das empresas locais também é parte importante para que o projeto possa ser visto e ter o envolvimento ainda maior de toda a comunidade.



Quanto mais pessoas envolvidas maior será o resultado de conscientização”, enfatiza Michele, completando que “a participação da empresa ArcelorMittal Vega, patrocinadora do projeto em 2021, fez a diferença, pois o projeto teve a oportunidade de levar para dentro da empresa uma palestra para seus colaboradores.


“Desde a sua instalação em São Francisco do Sul, a ArcelorMittal Vega prioriza as melhores práticas ambientais em sua rotina dentro da empresa. Porém, mais importante ainda é poder compartilhar com a comunidade, em ações como esta” comenta Marcell Gossen, gerente de área de saúde, segurança e meio ambiente da ArcelorMittal Vega.


O projeto Limpeza do Mares chegou a triste marca de 116 toneladas de lixo retiradas do fundo dos mares, rios, praias e encostas. Somente neste ano foram seis etapas realizadas .


O apoio às ações é da Polícia Militar Ambiental de SC, Capitania dos Portos de SC, ICMBio, Companhia da Praia, Medilona, P & P Polímeros, Floripa Eco Sacolas Ecológicas, Iate Clube Veleiros da Ilha, Paulista Balões e Infláveis, Plastkolor e o Programa Bandeira Azul e a etapa em São Francisco contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente a Sanautica e a Grupo Oceânica.


Confira mais no site do projeto www.limpezadosmares.com


Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Mundo Mar

bottom of page