top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Globe40 chega ao Recife (PE) no domingo




A cidade do Recife, capital de Pernambuco, está pronta para receber a etapa da regata de volta ao mundo Globe 40 — La Grande Route. A previsão para a chegada do primeiro dos quatro barcos no Recife é no próximo domingo (29/01). As embarcações ficarão atracadas na nova Recife Marina, no bairro de São José (Centro da Cidade).


Durante a coletiva de Imprensa, nesta quarta-feira (25/01), a Federação Pernambucana de Vela (FPVela), organizadora da regata em Pernambuco, detalhou a programação para os jornalistas.


O encontro foi realizado no Restaurante Chicama, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, reunindo o staff da regata internacional e representantes da FPVela, do Cabanga, da Recife Marina, da Prefeitura do Recife e do Qair Brasil, que são patrocinadoras do evento.


“A etapa fortalece o Recife, que tem o objetivo de se transformar na Capital das Regatas Internacionais, além da oportunidade de estimular o turismo náutico no Estado de Pernambuco”, ressaltou o presidente da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), Yannick Ollivier. A etapa Recife tem estimativa de encerramento para o dia 5 de fevereiro, com os barcos seguindo para Granada, no Caribe, que é a 7ª e última parada antes do cruzamento da linha de chegada em Lorient, na França.


“A Globe 40 aqui no Recife é um marco histórico para o turismo náutico pernambucano, sobretudo porque nosso estado é a única parada no Brasil. O Cabanga, que há 34 edições organiza a Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha (Refeno), está dando todo apoio e suporte para que essa seja a primeira de muitas”, destacou o Comodoro do Cabanga, Delmiro Gouveia.


Presente na coletiva de imprensa, a Chefe do Gabinete do Centro Histórico da Prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça, enalteceu a cadeia econômica com a realização do evento. “A Globe 40 movimenta o turismo, a economia, o lazer e o esporte em Pernambuco, atingindo positivamente vários setores. Recife está em festa com a realização da Globe 40”, comentou.


Patrocinada oficial da Globe 40, a Qair Brasil soma com projetos em energias renováveis. Atualmente, a empresa está trabalhando no desenvolvimento e implantação de mais de 600MW em capacidades renováveis.


“Patrocinamos eventos e organizações que estejam alinhados com nosso maior valor, como é o caso da regata, cuidando das pessoas e do meio ambiente”, pontuou o diretor de operações Qair Brasil, Gustavo Silva, que marcou presença na coletiva.


A REGATA

A Globe 40, regata de volta ao mundo de barcos da Classe 40, é uma travessia com 30 mil milhas náuticas, que acontece durante nove meses e 140 dias. A partida da edição atual foi dada no dia 26 de junho de 2022, de Tânger, no Marrocos, com a chegada em Lorient (França) prevista para março de 2023.


No percurso, foram feitas paradas em Cabo Verde (África), Ilhas Maurício (Oceano Índico), Auckland (Nova Zelândia), Papeete (Polinésia Francesa), Ushuaia (Patagônia), Recife (Brasil) e Granada (Caribe). Recife, inclusive, é uma das últimas etapas da regata de volta ao mundo.


Fotos: Tsuey Lan Bizzocchi/FPVela/Cabanga

bottom of page