Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Equipes com S40s marcam regata-treino em Santos (SP)



Os barcos Soto 40 que ficam em clubes do litoral sul paulista farão uma regata-treinado neste fim de semana em Santos (SP). Inaê Soto Amstel Ultra, Phytoervas 4Z e King fazem parte de um seleto grupo de times que possuem veleiros rápidos, que se destacam pela velocidade e desempenho.


O trio se reunirá para testar os veleiros contra seus pares.

A regata-treino terá o mesmo ambiente de uma competição, com bóias, juízes e barcos de apoio. As equipes poderão testar as largadas, ritmo de prova e novas funções a bordo. Os três veleiros estão inscritos nas principais competições do ano, que incluem Copa Mitsubishi e Semana de Ilhabela.


Agora com o S40, Inaê Amstel Ultra deu um salto de qualidade ao adquirir o barco mais vencedor da última década. O veleiro pertencia ao gaúcho Crioula e a Amstel Ultra teve papel fundamental nesta decisão do investimento no novo veleiro.


'''Tivemos uma mudança de patamar e investimos constantemente em treinos. Hoje temos mais velocidade, visto que o Soto 40 é um veleiro planante, que tem fundo mais achatado e maior área vélica'', disse Bayard Neto, comandante do Inaê Soto Amstel Ultra.


''É um veleiro que tem uma série de diferenciais que o tornam um barco único na vela de oceano. O casco tem as quinas na popa e a geometria das seções verticais do casco propiciam controle e potência em altas velocidades''.


O Soto 40 foi criado na década retrasada como classe de one design projetado pelo renomado argentino Javier Soto Acebal e construído no estaleiro MBoats, na Argentina. Depois de ficar como categoria de grandes eventos, as equipes fizeram mudanças e começaram a medir na ORC, uma classe de rating.


FICHA TÉCNICA S40 original

Comprimento total: 12,3m

Boca máxima: 3,75m

Calado: 2,6m

Área Vélica: 100m²

Deslocamento: 4,2ton

Projetista: Javier Soto Acebal

Material do Casco: Fibra de vidro e carbono