top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Equipe Brasileira de Vela estreia no Mundial de 49er e NACRA 2022



A Equipe Brasileira de Vela estreou nesta quarta-feira (31) no Mundial de 49er, 49erFX e Nacra 17 2022 em Nova Scotia, no Canadá. O time conta com dez atletas nas regatas de Halifax liderados pelas bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze na 49erFX. Foram realizadas três regatas na abertura do campeonato.


Líderes do ranking mundial, Martine Grael e Kahena Kunze começaram o Mundial 2022 49erFX na quinta colocação, após um 6º, 17º e 4º. A liderança está com as holandesas Odile van Aanholt e Annette Duetz.


Martine Grael e Kahena Kunze já ganharam cinco medalhas em mundiais da classe 49erFX, uma de ouro, quatro de prata e uma de bronze, essa última obtida em 2021 na última edição do evento.


''É o campeonato mais importante do ano para a gente, apesar de ainda não ser classificatório para a Olimpíada. Entraram novas atletas nesse novo ciclo. Estão mais preparadas para o peso da classe e tiveram uma evolução muito rápida e alavancada pela quantidade de informações que já temos sobre a classe'', disse Martine Grael.


As bicampeãs olímpicas estão em um ano com resultados de ponta como a prata na 51ª edição do Troféu S.A.R Princesa Sofía, em Palma de Maiorca, na Espanha, e as medalhas de ouro da Semana Olímpica de Hyères, na França e do Europeu de Aarhus, na Dinamarca.


Na Nacra 17, os olímpicos Samuel Albrecht (VDS) e Gabriela Nicolino (ICRJ) começaram o dia na 16ª posição, uma frente de João Bulhões e Marina Arndt (YCB). ''Para a disputa desse Campeonato Mundial, temos uma grande oportunidade para conseguir performar nas regatas tudo aquilo que nós estamos treinando e aprendendo nesses últimos meses'', reforçou Marina Arndt, que venceu a Norte-Americano de Nacra 17 duas semanas atrás.


A 49er fez apenas uma regata no dia. Os representantes são Dante Bianchi (ICRJ) e Thomas Lowbeer (ICRJ), em 50º, e os bicampeões pan-americanos Marco Grael (RYC) e Gabriel Borges (ICRJ/MB) em 39.


A estreia do campeonato teve condições difíceis para todos os competidores, com ventos de até 25 nós e muita onda em Nova Scotia.


''As equipes estão bem preparadas, treinando forte a cada dia! Todas as duplas fizeram o dever de casa no Brasil e em campeonatos no exterior'', explicou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente de CBVela.


49er:

Dante Bianchi (ICRJ) e Thomas Lowbeer (ICRJ)

Marco Grael (RYC) e Gabriel Borges (ICRJ/MB)

49erFX:º

Martine Grael (RYC) e Kahena Kunze (RYC)

Nacra 17:

Samuel Albrecht (VDS) e Gabriela Nicolino (ICRJ)

João Bulhões (CLUBE) e Marina Arndt (YCB)

Chefe de equipe da delegação brasileira: Ricardo Paranhos


Sobre a CBVela


A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Comments


bottom of page