Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Economia Azul e Meio Ambiente em debate no Seafuture.

7ª edição do Seafuture abre nesta terça-feira, 28 de setembro e vai até 01 de outubro.



Temas tradicionais relacionados a tecnologia marítima mas também outros temas específicos em debates dedicadas à energia e à sustentabilidade acontecem na presença de autoridades políticas e militares 'See innovation Exhibition & Business Convention”.


Os temas ambientais serão o fio condutor de todos os dias do Seafuture, durante os quais serão explorados os temas específicos dedicados a Economia Azul, Sustentabilidade Ambiental, tecnologias duais, economia circular, temas estes que irão encontrar espaço, transversalmente, em todos os eventos.

E ainda na próxima sexta o dia será dedicado à visão 360 ° do crescimento da Blue Economy.

Por ocasião da solenidade de inauguração do evento marcado para esta próxima terça 9h da manhã, acontecerá o lançamento dos pára-quedistas do Comando Submarino que dará início à inauguração dos pavilhões e as arquibancadas e ao workshop organizado pela Marinha.


O Seafuture terminará no dia 1º de outubro após 4 dias de eventos e conferências, apresentações e workshops, mesas redondas e encontros bilaterais para o desenvolvimento da economia ligada ao mar.



O objetivo do evento é a promoção da indústria do setor, destacando as capacidades das Forças Armadas para o desenvolvimento de novas formas de cooperação em setores colaterais ao pilar operacional da Marinha Italiana.

Estes incluem a busca de bens culturais submersos de alto valor histórico-museológico através de uma colaboração com o Underwater Operating Group (Gos) e a Mine Countermeasures (MCM), o apoio e desenvolvimento da produção de cartografia náutica e documentação com o Hydrographic Institute, a promoção do Made in Italy e o Country System.


Uma sessão será dedicada à gestão de energia e soluções inovadoras e sustentáveis ​​de todas as operações portuárias, incluindo o papel do Onshore Power Supply nos portos.



Será dada especial atenção às várias opções de combustíveis alternativos para o setor da navegação: utilização de hidrogénio, propulsão eólica, engomagem a frio, digitalização da cadeia de abastecimento.

Ainda nesta edição, sete teses de jovens licenciados dedicadas à Economia Azul e Verde serão selecionadas por uma Comissão Técnica Científica e apresentadas durante o evento. Posteriormente, entre estas, uma comissão industrial selecionará as três teses que ganharão o Seafuture Awards 2021.


Um amplo espaço será dedicado a temas relacionados ao Cibernético: da Comunicação 5G à Resiliência Cibernética Marítima, à Estratégia de Segurança Cibernética, com um olhar para o atual arcabouço legal e diretrizes internacionais sobre o assunto.


As oportunidades de financiamento para a indústria marítima serão enquadradas num panorama dos novos instrumentos promovidos pela Comissão Europeia, que irão mobilizar fundos da UE e estimular os investimentos públicos e privados. Neste contexto, o enfoque será na Horizon Europe e no CEF2.


Seafuture é organizado pela Ibg ( Italian Blue Growth, uma empresa formada pelo Distrito da Ligúria de Tecnologias Marinhas, Consorzio Tecnomar Liguria e Eiead) em colaboração com a Marinha Italiana, a Câmara de Comércio Riviere di Liguria, o apoio da AIAD e o patrocínio de Região da Ligúria e dos Municípios de La Spezia, Lerici e Porto Venere. O evento conta com o patrocínio do MIT, Ministério da Defesa e MAECI e Confindustria La Spezia.


Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Divulgação