top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Capitania dos Portos de Santa Catarina realizará ações ambientais no Dia da Amazônia Azul

Dia da Amazônia Azul: Ações estão previstas para o dia 16 NOVEMBRO 2021


A Capitania dos Portos de Santa Catarina estará realizando nesta terça, 16 de novembro de 2021 várias ações ambientais em comemoração ao Dia da Amazônia Azul.

Das 08h00 às 12h00, em vários pontos nas Baias Norte e Sul da Ilha de Santa Catarina, Ilhas do Coral, Ilha de Ratones Pequeno, Praia da Pinheira e Lagoa da Conceição, equipes da Capitania estarão recolhendo o lixo que continua a degradar o nosso meio ambiente.


As ações fazem parte do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM) e o combate à poluição marinha, visando promover o binômio “Conscientização Ambiental X Segurança do Tráfego Aquaviário”.



Várias instituições forma convidados a participar das ações como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Militar Ambiental, Central de Entidades da Baixada do Maciambú (EBAM), Associação Náutica Brasileira (ACATMAR) que já realiza em toda Costa o Projeto Limpeza dos Mares que recolheu mais 114 Toneladas de Lixo do fundo dos mares, praias e costões durante toda sua trajetória.


Faça parte você também, seja um voluntário e ajude a preservar nossos mares!



Amazônia Azul


A Amazônia Azul® é a região que compreende a superfície do mar, águas sobrejacentes ao leito do mar, solo e subsolo marinhos contidos na extensão atlântica que se projeta a partir do litoral até o limite exterior da Plataforma Continental brasileira. Pela Amazônia Azul, mais de 95% de nosso comércio exterior trafega e cerca de 95% do petróleo nacional é extraído, sendo, ainda, acervo de incontáveis recursos vivos, minerais e sítios ambientais, com a existência de estratégicos portos, centros industriais e de energia.

Mais do que um espaço geográfico, a Amazônia Azul deve ser como um conceito político-estratégico remetendo à importância do Poder Marítimo ao Brasil. Ensejada no Atlântico Sul, entorno estratégico estabelecido nos documentos de alto nível, como a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e o Plano Estratégico da Marinha – PEM 2040, a Amazônia Azul é patrimônio nacional, fonte de riqueza e cobiça, a ser protegido, preservado e explorado, com sustentabilidade.

O dinamismo e a evolução de cenários oceanopolíticos e interesses de toda a ordem, demandam, cada vez mais, uma presença robusta da Marinha do Brasil na Amazônia Azul, além do desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle, capazes de enfrentar as ameaças, presentes e futuras.


Por: Redação Mundo Mar

Fotos: Divulgação

bottom of page