top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Brasileiro de Star abre no CCSP



O Campeonato Brasileiro de Star 2023 teve início nesta sexta-feira (21), no Clube de Campo São Paulo (CCSP), na capital paulista. A tradicional competição da vela nacional conta com 17 barcos com velejadores do Brasil, Argentina e Chile. Foram realizadas duas regatas na Represa do Guarapiranga, com ventos 8 a 12 na direção Sul/Sudeste.


Os melhores do dia foram Marcelo Fuchs e Pedro Trouche, que tiraram um segundo e um quarto lugares neste Feriado de Tiradentes. A dupla soma 6 pontos perdidos, contra Antônio Moreira e Arcélio Moreira com 8 pontos e Felipe Echenique e Ubiratan Matos com 9 pontos.


A tabela de classificação mostra equilíbrio entre os velejadores de Star e a tendência deve permanecer para os próximos dois dias de regata. Os resultados indicam que o campeão deve sair apenas na última regata, que será no domingo (23).


''A estratégia era ficar duas regatas entre os cinco primeiros. A raia é muito dura e a flotilha muito forte. Em nenhum momento atacamos os ponteiros, nosso objetivo era andar 'limpo'. A ideia é velejar conservador e, em quando tiver oportunidade, ir para o ataque'', disse o proeiro Pedro Trouche.


Marcelo Fuchs e Pedro Trouche vão correr a terceira regata do Campeonato Brasileiro de Star 2023 usando a camiseta amarela de líder. Os vice-líderes vestem azul e os terceiros vermelho. ''A Guarapiranga é uma raia que conheço bastante e espero que a gente consiga manter essa camiseta amarela até o final e sair com o título. Mas sabemos que os adversários são muito fortes, principalmente o Lars Grael'', contou Marcelo Fuchs


A primeira regata do Campeonato Brasileiro de Star foi vencida por Felipe Echenique e Ubiratan Matos. Os dois se mantiveram no lado direito da raia e após o contorno da primeira boia se consolidaram na ponta.


Quem largou escapado foi o decacampeão nacional Lars Grael e o proeiro Maurício Bueno. A dupla não pontuou na primeira, mas venceu de ponta a ponta a segunda prova do dia. O atleta é medalhista olímpico duas vezes e foi campeão mundial de Star em 2015.


Neste sábado (22) estão programadas mais duas regatas na Represa do Guarapiranga. O tiro de largada está marcado para 13h. A previsão de ventos de média intensidade. A Marinha do Brasil fez a cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro da classe Star com a Banda dos Fuzileiros Navais entoando o Hino Nacional.


O evento tem como organizadores o CCSP - Clube de Campo de São Paulo, VII Distrito da classe STAR, FEVESP - Federação de Vela de São Paulo e CBVela - Confederação Brasileira de Vela, além da Cervejaria Madalena.



bottom of page