top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Amhas vence etapa da Volta ao Mundo Globe 40 no Recife (PE)



O barco AHMAS venceu a sexta etapa da GLOBE40 em Recife (PE) na noite deste sábado (28). O veleiro completou o percurso do Ushuaia, na Argentina, até a capital pernambucana em 20 dias e 10 horas de regata.


A dupla Craig Horshield e James Oxenham percorreu 3.803 milhas percorridas (7.417 km) no Atlântico Sul. Em segundo lugar, já no domingo (29), chegou o GryphonSolo2, seguido pelo Sec Haya.


Os veleiros foram recebidos pelo som do frevo. ''Desde a largada no Ushuaia em 8 de janeiro, as equipes se depararam com uma situação particularmente inusitada na Patagônia, ou seja, vários dias de calmaria, enquanto na véspera da largada quase 50 nós sopravam na área'', explicou Manfred Ramspacher, diretor da regata.


O japonês Milai teve problemas e ficou pelo caminho! Para as restantes tripulações, iniciou-se uma segunda fase numa zona meteorológica particularmente instável com sucessão de zonas de calmaria, depressões, rajadas, frotas pesqueiras com até 100 unidades num raio de 30 milhas constituindo um obstáculo enorme.


''Finalmente a 500 milhas de Recife que eles atingiram o tão esperado vento alísio do sudeste da África do Sul, que impulsionou as equipes em um curso constante em direção ao gol'', concluiu Ramspacher.


A Globe 40 inaugurou os píeres da Recife Marine, novo complexo náutico com 250 vagas para atração de embarcações. O evento da francesa Sirius tem apoio da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e da parceira QAIR.


A regata de volta ao mundo Globe 40 A reúne barcos da Classe 40 em duplas.

Ao todo serão 30 mil milhas náuticas, com duração de nove meses e 140 dias. A partida foi realizada no dia 26 de junho de 2022, de Tânger, no Marrocos.


O fim da regata, em Lorient (França), será em março de 2023. Já houve paradas em Cabo Verde (África), Ilhas Maurício (Oceano Índico), Auckland (Nova Zelândia), Papeete (Polinésia Francesa), Ushuaia (Patagônia) e Recife (Brasil). Do Brasil, os veleiros sobem para a caribenha Granada no dia 5 de fevereiro. No dia 3, uma sexta-feira, será a vez da Regatta In-Shore para convidados, autoridades, e patrocinadores no Marco Zero.


Clique aqui e confira, em tempo real, como como está a travessia até o Recife/PE - https://www.globe40.com/cartographie/ A Globe 40 é uma realização da empresa francesa Sirius Events, com suporte na organização da etapa de Recife da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Recife Marina e Hotel Novotel Recife Marco Zero (inauguração este ano), TV Tribuna, All e Ibis Recife Boa Viagem (parceiros oficiais de hotelaria) com patrocínio da Prefeitura do Recife e Qair Brasil.


Foto: Jean-Marie Liot/Globe40

bottom of page