top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

13 anos de conquistas para o setor náutico.

A ACATMAR - Associação Náutica Brasileira faz aniversário e quem ganha é o setor.


Hoje dia 17 de novembro de 2021 uma das maiores associações náuticas do País completa 13 anos de existência e não é a toa que é considerada a associação nacional que mais trabalha e traz resultados concretos para o setor.


Durante toda sua trajetória a ACATMAR que começou como uma Associação Catarinense e em poucos anos se transformou em Associação Nacional das mais atuantes, representado toda a cadeia produtiva do setor náutico com foco no fortalecimento da Economia do Mar, usando como base primordial os pilares da Industria do Comércio, Serviços, Turismo e a Sustentabilidade plena.


A instituição vem trabalhando arduamente para transformar de fato este setor que era visto como "coisa pra rico" e hoje depois de muitas batalhas mostra o quanto o setor é de fato um gerador de emprego e renda.


Já viram que hoje todos falam de náutica?


Todas as demais entidades que não são do setor estão falando de nós porque somos um setor que agrega todas os demais setores produtivos, todos no final se beneficiam de nós, em outras associações e entidades de diversas classes os assuntos também são voltados ao nosso mar. Os discursos sempre têm algo voltado ao setor náutico e esta sem dúvida, é uma grande conquista vinda do trabalho desta associação. Hotéis, Restaurantes, Lavanderias, setor moveleiro, elétrico, e tantos outros.


Foi fácil?

Não senhores, não foi e não é!


Mas desde que foi criada a ACATMAR assumiu o compromisso com o setor, usando várias estratégias para sair do ostracismo e protagonizar a mudança.



Foram além e a estratégia de se juntar aos grandes polos náuticos internacionais através de parcerias com as demais associações Internacionais como Ucina, Assonautica, Agan Plus, Confraria Náutica Europea e outras mais fizeram a ACATMAR enxergar além do "nosso mundinho" e com isso puderam criar um mar de possibilidades para seus associados e consequentemente para todo o setor que se beneficia com as ações da instituição.





Durante estes 13 anos foram mais de 50 associados que tiveram a oportunidade de conhecer os mercados internacionais em viagens técnicas que realizamos sem custo na grande maioria das vezes ou com custo reduzido realizados através dos acordos Internacionais e custeados por outros Países.




A ACATMAR foi pioneira no Brasil na legalização de Marinas através do projeto Marina Legal que criaram em 2012 e que serviu de segurança jurídica inclusive para os fiscais dos órgãos ambientais que tinham receio de liberar licenças pois não tinham o conhecimento necessário do que de fato deveria ser feito, e claro serviu de modelo para os demais Estados e nação que estão sempre procurando a ACATMAR para auxiliar.




A entidade assumiu em 2013 a Presidência do GT Náutico de SC ligado ao Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Turismo Estadual e lá pode mostrar ao Governo e Municípios a importância do setor e o quanto é necessário trabalhar a infraestrutura náutica e o desenvolvimento da Economia do Mar como grande geradora de Emprego e Renda, e em 2014 conseguiu oficializar por Portaria Estadual, o GT Náutico que e passou a se tornar participe das decisões governamentais voltadas ao setor.

A continuidade do imposto Pró Náutica de SC passou por lá, as Infraestruturas, o Selo Bandeira Azul, as novas marinas, da Beira Mar em Florianópolis, Marina de Abdon Batista, Marina de Itá, Marina de Itajaí e muitas outras infraestruturas.

A inclusão do Governo na participação em feiras náuticas como a do Salão Náutico de Genova, São Paulo Boat Show, Salão Náutico Marina Itajai, FIMAR entre outras.


Em um evento recente durante o São Paulo Boat Show 2021 onde aconteceu em paralelo o Simpósio Internacional Náutica, foi gratificante de ver o Presidente da SANTUR - Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC, órgão este em que o GT Náutico esta ligado, Rene Meneses mostrar as ações que partiram do GT Náutico se realizando, e pela primeira vez um Governo de fato investindo recurso em Infraestrutura Náutica. Estados como São Paulo, Rio De Janeiro, Bahia e outros e também o Fórum Náutico Paulista e o Instituto Marinas do Brasil solicitaram o modelo de Portaria e os regulamentos criados através da ACATMAR no GT Náutico SC para serem adotados nos mesmos moldes.


A ACATMAR inventou, criou, se reinventou e esta sempre na vanguarda de forma Global, saiu de uma associação de marinas, garagens náuticas e afins local para uma associação nacional com representatividade internacional ligada os grandes Players do mercado.



Isso causa, isso incomoda, mas quando de fato se trabalha pelo todo, por você e para o setor, todos os mares revoltos se tornam obstáculos do qual somente juntos através de uma associação como esta se consegue superar.


E a entidade foi além, mostrou que sim o setor não gosta de navegar em mar sujo, e criou o maior programa do País em Limpeza dos Mares, atuando nas Praias, nos Costões e no fundo do mar retirando o lixo que ninguém vê pois, ser sustentável não é colocar no papel é colocar a mão de fato no problema e fazer a diferença.


#euponhoamãoefaço este é o lema da entidade, e com isso se criou uma cadeia de parcerias que juntos auxiliam ainda mais para o projeto acontecer. ICMBio, Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos de SC, Policia Militar Ambiental e sem falar claro da Acquanauta Floripa que acreditou e esta junto sempre, no Mundo Mar da qual estivemos desde o inicio divulgando este projeto para o Mundo, e através disso conseguiu-se apresentar o Limpeza dos Mares durante o Salão Náutico de Genova em 2019 e assinar um acordo com a Assonautica que hoje replica o projeto nos mares de lá, fazendo totalmente o contraio, sempre na grande maioria temos o costume de copiar de lá pra cá, e até nisso esta Associação se reinventou e quando se viu o projeto mergulhando fundo nos canais de Veneza e o nome da ACATMAR lá na Italia estampado nos jornais e revistas, mostrou sim que esta associação é diferentes, esta associação é a ACATMAR!





Muitos do setor perguntam "o que eu ganho entrando para a ACATMAR"?,"na verdade a pergunta deveria ser o contrário, "o que você pode fazer pela ACATMAR, e pelo setor?"


E veio a pandemia… e foi ai mais uma vez a prova que se precisou para mostrar o quanto é importante ter uma Associação forte e representativa de fato.


Poucos sabem ou comentam, mas você sabia que a ACATMAR teve papel fundamental para retomada das atividades desde o início da pandemia?


Assim que decretado o fechamento em vários locais do País, a diretoria da ACATMAR passou a montar uma estratégia de retomada gradual das atividades, que logo após varias reuniões com o poder publico que no primeiro momento nem citou o setor nos decretos, ouviu a entidade e aceitou, inicialmente pelo Governo de Santa Catarina, onde é a sede da associação, e depois levada as sugestões de retomada ao Ministério do Turismo, que acatou e começou a trabalhar a retomada nos demais Estados.



Foi de fato um trabalho árduo e exemplar, não só de convencimento como de possibilitar que nossas empresas e prestadores de serviços continuassem regrados e seguros alinhando Saúde X Economia.


Hoje graças a este trabalho de bastidores o setor esta na contramão dos demais, crescendo mais de 25% em plena pandemia.


Com isto podemos dizer que, sem a união de todos do setor através de uma associação representativa e reconhecida como tal, nada disso estaria acontecendo. Foi com a confiança e a parceria de todos que a ACATMAR vem sendo incansável nas conquistas destes espaços, sendo respeitada e mostrando que podemos, sim, ser vistos como uma grande economia geradora de emprego e renda para todos e por todos.


Durante seus 13 anos de vida, a ACATMAR se reinventou, levou várias apunhaladas, mas seguiu forte e com o propósito de fortalecer o segmento.


É preciso continuar em nome do setor, e para isto é preciso contar com todos vocês que amam e vivem o setor náutico assim como nós, a efetiva colaboração para que a ACATMAR continue sendo vista e ouvida como a entidade representativa.


O ano de 2022 promete, a entidade fez mais historia ainda neste final de 2021 com a nossa participação no estande da SANTUR através do GT Náutico de SC no Sao Paulo Boat Show onde levaram o Projeto ""Cambusa da ACATMAR, mais uma parceria criada com a Assonauica Italiana que trás também a oportunidade de unir a náutica a gastronomia de excelência local para o consumo no barco.



Na oportunidade estiveram reunidos com os representantes do ITA Italian Trade Agency (agencia ligada ao Ministério do Desenvolvimento Econômico Italiano) no SP Boat Show onde os Diretores do ITA puderam degustar os produtos que já estão com o selo Cambusa e na ocasião foi tratado também da retomada dos acordos firmados para que em 2022 se possa novamente realizar visitas técnicas com os associados da ACATMAR na Italia, e ainda o retorno da participação nos eventos náuticos Internacionais para reuniões B2B, trazendo ainda mais possibilidades para o mercado Brasileiro.



E pensa que acabou? A entidade foi além e mais um acordo Internacional foi fechado, agora com uma Associação Náutica na Espanha, pois a ACATMAR acredita que a cooperação é a principal ferramenta para desenvolver atividades e criar destinos náuticos competitivos, além de fortalecer empresas de modo sustentável e em pé de igualdade com as melhores do mundo, a ideia é criar uma programação para visitar esta outra região que é náutica desde sempre.

Parabéns ACATMAR, parabéns pelos seus 13 anos de vida, que venham mais e mais anos de conquistas e sucesso, trabalhando sempre em prol do setor como um todo.


Você ainda não associado? Se associe já e faça parte da ACATMAR!


Confira um resumo das ações da ACATMAR - Associação Náutica Brasileira no ultimo ano:


- Debate com autoridades sobre a liberação do setor náutico, tanto na parte da indústria, como em marinas e os prestadores de serviços marinheiros, entre outros;

- Criação do Manual de conduta para o setor náutico relacionado às normas do COVID, exemplo usado pelo Mtur para todo Brasil;

- Criação conjunta do Primeiro Seminário Internacional da Economia do Mar de forma virtual, na oportunidade foi apresentado um panorama dos desafios para o desenvolvimento da economia do mar e cultura náutica sustentáveis, estimulando a cooperação estratégica entre o setor público e o setor privado compartilhando experiências e capital intelectual entre Brasil e Europa.

- Realização da live "O que pode e não pode no setor em tempos de Covid”;

- Auxílio técnico nos Decretos Estaduais com relação às normas do setor;

- Realização de mais 6 etapas do projeto Limpeza dos Mares;

- Participação na equipe técnica e da assinatura do contrato de concessão do Parque Urbano e Marina Beira Mar, em Florianópolis, com a empresa vencedora do certame.

- Participação no São Paulo Boat Show 2020 e 2021, coordenando o GT Náutico de SC da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), trazendo a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina para a apresentação dos benefícios dos programas Pró-Náutica e PRODEC, e também mostrando ao setor uma oportunidade para conhecer ainda mais e melhor os incentivos para o setor náutico no Estado Catarinense com isso novos estaleiros e novas empresas do setor já migraram no para o Estado de SC gerando empregos e com os subsídios necessários;

- Auxílio técnico no projeto Orla Segura;

- Doação do projeto Naufrágio Controlado, desenvolvido pela equipe da ACATMAR

- Entrega dos Estudos da Economia do Mar, realizado, conjuntamente com a PWC ao Governo de SC;

- Participação no 28º Congresso Internacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA), no Rio de Janeiro;

- Apresentação do Projeto Limpeza dos Mares na Assembleia do Comitê Camboriú, onde foi realizado uma ação do Limpeza dos Mares;

- Criação do boletim Aviso aos Navegantes, desmistificando as regras postas nos decretos com relação a Pandemia.;

- Participação do Live Talk da Fecomércio - SC falando sobre o potencial do segmento do turismo náutico;

- Reunião de alinhamento com o Consulado Britânico para realizar ações conjuntas com a Inglaterra, levar associados para visitas técnicas em eventos e realizar B2B com empresas náuticas;

- Realização conjunta de mais um curso, desta vez de ações de resposta a vazamentos de óleo - parte do projeto Marina Legal.

Parceria junto à espanhola Associação Galega de Atividades Náuticas (AGAN+), com o objetivo de estratégias conjuntas, ações de promoção e marketing, além da implantação de novas tecnologias, inovações e ações de mercado.


Conheça mais sobre a ACATMAR nas redes sociais https://www.instagram.com/acatmarassociacao/


Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Divulgação


bottom of page