Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

THINK TANK LIGURIA 2030

Fórum “Think Tank Liguria 2030” criado pela The European House - Ambrosetti em colaboração com a região da Liguria.



Realizado no Palazzo Ducale em Gênova, o Fórum representou uma oportunidade de discussão sobre as iniciativas realizadas por empresas e instituições para o relançamento da Ligúria, também à luz das oportunidades oferecidas pelo PNRR para o território regional, com foco no desenvolvimento infra-estrutural, economia do mar, energia e inovação.


O evento, organizado com o apoio, entre outros, da Confindustria Nautica contou com as intervenções, entre outras, de Mariastella Gelmini , Ministra dos Assuntos Regionais e Autonomias, Giovanni Toti, Presidente da Região da Ligúria e Marco Bucci , Presidente da Câmara de Génova.


Após a abertura de Giovanni Toti , que destacou como durante as grandes mudanças é possível decidir implementar políticas pontuais e tentar desenvolver uma visão de futuro, Valerio De Molli , sócio-gerente e CEO da The European House - Ambrosetti, apresentou o sexta edição do relatório estratégico “ Think Tank Liguria 2030 ”.


O relatório, que traça projetos e estratégias para um modelo de desenvolvimento do território da Ligúria que valoriza, entre outros, o recurso marinho " que sempre foi fonte de crescimento económico e bem-estar ", apresenta um enfoque particular reservado à Economia de o Mar (náutica, turismo e portos) que caracteriza a Região.


Neste contexto, o documento será enriquecido por uma análise aprofundada sobre o valor de um evento de relevância internacional como o Genoa Boat Show que será apresentado por ocasião da inauguração do evento, no próximo dia 22 de Setembro , no Terraço do Pavilhão Azul.


O Genoa International Boat Show representa o ponto de referência consolidado para a excelência do setor Made in Italy. O crescimento do Boat Show ao longo dos anos contribuiu para o crescimento das exportações de todo o setor náutico, com um aumento de 20% na última década ”- declarou a vice-presidente da Confindustria Nautica , Andrea Razeto. A Economia Azul representa uma grande oportunidade de crescimento e um modelo de desenvolvimento para os territórios. O setor náutico, as embarcações de recreio, o turismo costeiro desempenham papéis importantes na Economia do Mar. A Ligúria, em particular, está entre as regiões italianas mais importantes para a navegação de recreio, tanto a nível industrial como a nível de turismo náutico.".


No que diz respeito ao impacto do Boat Show no território , com referência apenas aos visitantes, o evento gera um valor econômico na área de Gênova de aproximadamente 12,5 milhões de euros que se estima chegar a 60 milhões de euros considerando o valor global na Ligúria território.


No que diz respeito à produção de construção naval, a Liguria é a 2ª região da Itália em valor de produção (216,1 milhões de euros) depois da Toscana. Ocupa o 1º lugar em termos relativos, com um valor de produção de construção naval que representa 0,48% do total regional, mais do que qualquer outra região italiana. No que diz respeito aos funcionários, é a quarta região italiana, mas a primeira em termos de porcentagem de funcionários regionais.


No que diz respeito ao turismo náutico, é o primeiro em número de embarcações de recreio registadas (quase 19.000 em 95.000), o primeiro em número de licenças náuticas (cerca de 6.900 em 42.000). Segundo pelo número de berços disponíveis (mais de 21.500 de 166.000; dados "As capitais da navegação" criado pela Confindustria Nautica em colaboração com a Fundação Edison, ano 2019). Fundação SymbolaOs territórios da canoagem ” por ocasião da 5ª edição do “ Boating Economic Forecast ” agendada para a próxima sexta-feira, 23 de setembro.


O painel completo de participantes do Fórum "Think Tank Liguria 2030" foi composto por:

Mariastella Gelmini , Ministra para Assuntos Regionais e Autonomias, Giovanni Toti, Presidente da Região da Ligúria, Marco Bucci , Prefeito de Gênova, Luigi Attanasio , Presidente da Câmara de Comércio de Gênova, Franco Bernabé (Presidente, Acciaierie d'Italia), Matteo Bigarelli (Gerente Geral, Banca Carige - Grupo BPER), Francesco Bonfiglio (Chief Executive Officer, Gaia-X), Hannan Carmeli (Fundador & Sócio Diretor, TheDOCK, Israel), Maurizio Caviglia (Secretário Geral, Câmara de Comércio de Gênova), Daniela Kind (Chief Executive Officer, Ansaldo Green Tech; Vice-Presidente Sênior de Inovação e Qualidade, Ansaldo Energia), Federico Delfino (Reitor, Universidade de Gênova), Valerio De Molli (Sócio-Diretor e CEO, The European House - Ambrosetti), Luigi Ferraris (Chief Diretor Executivo, Ferrovie do Estado Italiano), Giuseppe Marino (CEO, Ansaldo Energia), Calogero Mauceri (Comissário Extraordinário do Terceiro Passe), Giorgio Metta (Diretor Científico, Instituto Italiano de Tecnologia), Giovanni Murano (Presidente e CEO, Esso Italiana), Giuseppe Profiti (Coordenador da estrutura de missão do sistema de saúde e saúde social da Ligúria), Federico Rampini (jornalista e ensaísta, Corriere della Sera), Andrea Razeto (Vice-presidente, Confindustria Nautica), Giuseppe Sala (Prefeito, Cidade Metropolitana de Milão) , Roberto Tomasi (CEO, Autostrade per l'Italia), Ana Belén Sánchez (assessora do Ministro da Transição Justa, Ministerio para la Transición Ecológica y el Reto Demográfico - Instituto para la Transición Justa, Governo Espanhol), Stefano Scalera (Diretor Geral para implementação do PNRR, Secretaria do Tesouro, Ministério da Economia e Finanças) e Paolo Emilio Signorini (Presidente, AdSP Mar da Ligúria Ocidental). Alberto Cirio (presidente da região do Piemonte) e Attilio Fontana (presidente da região da Lombardia) também estão convidados .


Por: Redação Mundo Mar

Imagem: Divulgação