top of page

SEAFUTURE 2023 mostra a força da Economia do Mar Global.



A oitava edição do SEAFUTURE mostrou o quão importante é a Economia do Mar ser trabalhada de forma Global, as empresas participantes tiveram importantes oportunidades de adquirir ainda mais conhecimento e desta vez de forma internacional, dada a presença de mais de 70 Delegações de todo o mundo, tanto institucionais como da Marinha - com 28 Chefes de Estado-Maior - e Secretarias Gerais de Defesa, bem como pelos numerosos visitantes a nível nacional e internacional. Com mais de 310 expositores que mostram números que superam as expectativas. Foram 35 mil metros quadrados de área expositiva, criados dentro do Arsenale de La Spezia com mais de 80 empresas estrangeiras participando.

O posicionamento da SEAFUTURE entre as principais exposições europeias nos setores de tecnologia naval, segurança e defesa é consolidado como demonstrado pelos mais de 3.000 eventos b2b pré-organizados e pelos mais de 20.000 participantes.

"Agradeço a todos aqueles que nos têm acompanhado e apoiado efectivamente nestes dias de grande dedicação: expositores, delegações italianas e estrangeiras, instituições, patrocinadores, trabalhadores, visitantes, escolas, universidades, associações e jornalistas" afirma Cristiana Pagni, Presidente da Italian Blue Growth , empresa que organiza o SEAFUTURE.


"A Seafuture representa hoje um ponto central para a Economia Azul na bacia do Mar Mediterrâneo, um hub essencial para o relançamento da economia do país sob a bandeira da sustentabilidade, inovação e transição energética e o interesse dos muitos participantes atesta isto."


A Itália, pela sua posição estratégica e central no Mediterrâneo, deve assumir um papel preponderante a nível europeu apostando no mar: não é por acaso que 25% do PIB provém de atividades ligadas ao recurso azul. Além disso, os últimos dados do Confartigianato apresentados no SEAFUTURE mostram que a produção nas áreas costeiras italianas representa 50,6% do PIB contra uma média de 36,6% nos países da União Europeia.


A nível global é agora evidente que os novos desafios se vão desenrolar na dimensão subaquática, as infraestruturas estratégicas de abastecimento energético e de telecomunicações digitais situam-se no fundo do mar.


“Alexander Pope diz: o mar une o que separa - diz Cristiana Pagni - Queremos ser protagonistas de um caminho partilhado que aumente o conhecimento e a consciência: ferramentas necessárias para unir e superar os fossos econômicos e sociais; fazemos-no sobretudo porque o devemos às novas gerações. De fato, não é secundário que o SEAFUTURE queira ser uma oportunidade concreta também para os jovens que são premiados em cada edição através dos SEAFUTURE AWARDS. Este reconhecimento é feito em conjunto com o Ligurian District of Marine Technologies, nosso parceiro essencial, o Regional School Office e a Carispezia Foundation. A madrinha da premiação deste ano foi a jornalista Carmen Lasorella.”



" Terminamos esta semana com conversações marítimas, que contaram com a presença de conferencistas de renome internacional como Roberto Danovaro, Ferdinando Boero , Patrizia Maiorca e Silvia Pagnoscin. Não poderíamos ter escolhido melhor conclusão. Acreditamos firmemente que só através do conhecimento e da formação podemos ter impacto no futuro trabalhando na proteção e conservação do ambiente marinho.” Conclui Cristiana Terminada a oitava edição, o staff do SEAFUTURE já está trabalhando!

Nas próximas semanas vão começar as discussões entre os parceiros para a montagem da edição de 2025 que vai contar com a Marinha ao lado do IBG para reforçar ainda mais o papel deste evento a nível nacional e internacional.


O Mundo Mar se sente orgulhoso por ter sido mídia partner da SEAFUTURE 2023 representando o Brasil no evento, e ainda acompanhar e poder mostrar todas as novidades que passaram por lá e que, estarão em video em uma Playlist especial no nosso Canal Mundo Mar TV nos próximos dias.



Na oportunidade a ACATMAR apresentou mais detalhes do projeto Limpeza dos Mares e presenteou a CEO Cristiana Pagni com o Kit de utensílios reciclados do projeto e a camiseta do Limpeza que foi vestida na mesma hora por Cristiana.




A Seafuture está mudando o olhar dos participes e fazendo entender o real valor desta Economia que só cresce em todo o Mundo e tem sido uma oportunidade real de geração de emprego e renda para os Países/Estados/Municípios que abraçam e acreditam neste mar de oportunidades.


Por: Redação Mundo Mar

imagens: Mundo Mar







Comentarios


bottom of page