top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Ranking da SSL passa a incluir resultados do Optimist



A Star Sailors League (SSL), em parceria com a International Optimist Dinghy (IODA), anunciou na última quinta-feira (1º) a inclusão dos principais eventos da classe Optimist no mundo em sua lista de classificação para suas competições, como a SSL Gold Cup. 


As mudanças servem para avaliar o progresso e o desenvolvimento dos velejadores da classe, mas também como orientação para os jovens que estão ingressando na Optimist. As embarcações costumam servir como porta de entrada para o universo da vela profissional. 



A SSL idealizou um modelo a partir do qual velejadores e velejadoras de qualquer classe acumulam pontos no ranking global. A partir de agora, portanto, a classe Optimist está incluída no mesmo sistema.



O sistema tem o objetivo de manter jovens velejadores em atividade após sua jornada no Optimist, além de ajudá-los a se firmarem no esporte para o resto da vida.



“A classe Optimist é onde tantos grandes atletas começam suas carreiras, alcançando o sucesso nas classes olímpicas e em muitas outras disciplinas de bote e barco de quilha. Estamos ansiosos para assistir à próxima geração de talentos da vela progredindo por meio do nosso esporte", comemora Xavier Rohart, presidente da SSL. 



O ranking global da SSL, atualizado semanalmente, inclui mais de 100 mil dos principais atletas do mundo, de aproximadamente 15 mil regatas. A IODA, por sua vez, tem 110 países membros e, há 50 anos, vem introduzindo milhares de crianças na vela.



“A IODA está muito animada em colaborar com a SSL. Sua lista de classificação é uma ótima ferramenta para ajudar a motivar os velejadores de Optimist a ver como eles estão progredindo na classe em relação aos seus pares de um ano para o outro, principalmente em nível nacional.  O ranking também é uma excelente ferramenta para ajudar a mantê-los engajados no esporte", explica conta Fiona Kidd, secretária geral da IODA. 

bottom of page