top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Rainha Elizabeth II visitou ICRJ em 1968



A Rainha Elizabeth II, que morreu na última quinta-feira (8), aos 96 anos, já foi presença ilustre no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), um dos principais palcos de desenvolvimento da vela brasileira no Brasil.


Em novembro de 1968, a monarca passou 11 dias no país, e uma de suas paradas foi o Rio de Janeiro, em viagem a bordo no Her Majesty Yacht Britannia (HMY Britannia), embarcação oficial da monarquia inglesa. Ela foi recebida pelo Presidente da República na ocasião, Costa e Silva, e participou de comícios oficiais.


Elizabeth e seu marido, o Príncipe Philip, que morreu ano passado, chegaram à cidade no dia 5 de novembro daquele ano, após uma passagem por Salvador, e horas depois emendaram uma sequência de viagens para Brasília, São Paulo e Campinas.


Mas voltaram ao Rio no dia 8, para cumprir a agenda oficial. Seria a última fase da visita da realeza britânica ao Brasil.



Foi naquela noite que o casal se dirigiu ao Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), onde ofereceu um jantar para 50 convidados a bordo do iate Britannia, uma luxuosa embarcação de três mastros, que transportou a família real em 696 visitas oficiais. A presença da monarca inspirou a nomeação do hall principal do clube como “Corredor da Rainha”.


"Ela foi em volta da piscina e todos os britânicos que estavam no Rio de Janeiro naquela época ficaram em volta da piscina. E ela caminhou (por ali) sempre muito elegante, sempre bem vestida", conta Audrey Hieatt, inglesa que mora no Rio de Janeiro e esteve na celebração de gala, em entrevista à Band Rio.


Elizabeth também aproveitou para conhecer alguns dos pontos mais emblemáticos da Cidade Maravilhosa, como a Praia de Botafogo, o Mirante Dona Marta, e o Outeiro da Glória.


O último compromisso oficial da rainha no Brasil foi assistir a um jogo entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo, no Maracanã. Naquela noite, os paulistas venceram por 3 a 2, e a rainha entregou a taça nas mãos de Pelé.


Elizabeth II morreu no Palácio de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito de forma oficial pelo Palácio de Buckingham.


Além da Rainha, o Iate Clube do Rio de Janeiro já recebeu no decorrer de sua história nomes como o Príncipe Charles, Presidentes, Embaixadores e diversas autoridades do Brasil e do mundo, além de sediar inúmeras regatas e Mundiais de vela.


Sobre a CBVela


A Confederação Brasileira de Vela - CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

bottom of page