top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Projeto Maverick - Um Refit que será um verdadeiro SHOWROOM FLUTUANTE

Finalizará em breve uma extensa reforma de um Iate a motor Falcon 80 de 1996.



O Quick Group, com sede em Ravenna, Itália, concluirá em breve a extensa reforma de um iate a motor Falcon 80 de 1996, codinome Project Maverick, para servir como um notável barco de demonstração e navio de pesquisa e desenvolvimento contínuo para o crescente portfólio de produtos da empresa. Com estreia prevista para o Salone Nautico di Genova (21 a 26 de setembro de 2023) , o iate é efetivamente um showroom flutuante das tecnologias de ponta que a Quick trouxe ao mercado.


O layout do barco também foi radicalmente transformado pelo arquiteto Aldo Parisotto para que possa funcionar tanto como um cruzeiro familiar quanto para acomodar mais hóspedes, tanto da mídia quanto de clientes, para fins de teste no mar. Além disso, Parisotto+Formenton Architetti projetou a evocativa coleção Arcipelago Capsule de iluminação interna e externa para a marca Quick Marine Lighting que foi instalada.



“Fiquei atraído pela ideia de reaproveitar um iate a motor dos anos 90 e dar-lhe a dupla função de um iate familiar normal e de um barco de demonstração das tecnologias de ponta da Quick”, explica o Arquiteto. “Por exemplo, o layout foi repensado para tornar mais fluido o fluxo de circulação a bordo e a cozinha agora está mais parecida com aquela que costumamos admirar em um restaurante de alto nível”.



O fly deck também passou por uma remodelação, retirando o turco macio e transferindo-o para a nova plataforma móvel Sanguineti Chiavari posicionada à popa (o grupo Quick adquiriu 100% da Sanguineti Chiavari no início deste ano), garantindo assim mais espaço para os hóspedes. Igualmente importante é que foram privilegiadas soluções sustentáveis, como a escolha da teca sintética para os materiais internos e externos.


Mas é como um showroom flutuante de produtos e sistemas Quick que este iate revela a sua singularidade. Além do contador de corrente Quick, controles remotos, inversor, carregador de bateria, esquentadores e Rede Náutica Quick, os principais sistemas de bordo incluem:



MC2 Seacentric System: o sistema de estabilização composto por aletas estabilizadoras Viator, compensadores Intercepta e estabilizador giroscópico Quick Gyro. Alimentadas por motores elétricos síncronos, as barbatanas Viator são muito silenciosas, mas também extremamente compactas, permitindo que sejam facilmente instaladas em iates como o Falcon 80. As Interceptas são um sistema plug-and-play totalmente integrado às barbatanas graças ao software proprietário, que permite ler a dinâmica do casco e coordenar movimentos em condições de mar variáveis. Combinado com o consolidado Quick Gyro, este sistema representa a nova fronteira da estabilização a bordo.


Molinete XR6: o novo modelo XR6 amplia a linha histórica de guinchos XROY com motor elétrico AC, DC e hidráulico. O novo modelo caracteriza-se por uma potência de motor entre 3 e 5,5 kW e uma carga máxima de trabalho de 1.700 kg.


Propulsores BTAC 300S: os novos propulsores duplos síncronos instalados no Falcon são o primeiro passo para uma revolução tecnológica da gama BTAC equipada com motores assíncronos. Com a mesma potência, empuxo, desempenho e absorção, o novo motor síncrono de hélice BTAC 300S pesa 70% menos e é 30% mais compacto que o modelo assíncrono correspondente.


Coleção Cápsula Arcipelago: uma solução de iluminação versátil e inovadora para espaços interiores e exteriores, desenhada por Parisotto+Formenton Architetti. A colaboração nasceu de visões comuns sobre iluminação contemporânea para ambientes a bordo e de um amor comum pelo mar. Além disso, as fontes de luz LED têm uma ampla gama de opções de montagem e são alimentadas por drivers integrados altamente eficientes para uma iluminação potente e energeticamente eficiente, com uma vida útil esperada de vários milhares de horas.


Plataforma da Sanguineti Chiavari: a plataforma de popa operada hidraulicamente permite a elevação, o transporte e o lançamento automáticos do tender. A estrutura é inteiramente feita de alumínio anodizado e é fornecida completa com suporte de casco e contraflange interno para fixação ao barco. Também é equipado com sistema de travamento na posição totalmente elevada para garantir a segurança mesmo em caso de falha do sistema.



O maior desafio nos oito meses de remodelação foi a integração plug-and-play de todos os diferentes sistemas do grupo Quick que, com a tecnologia das restantes marcas parceiras, deu vida a um extraordinário showroom de barcos. O projeto Maverick conta com a excelência do setor de acessórios náuticos para oferecer uma experiência de navegação inédita.


Embarcamos nesta aventura para criar um banco de testes para desenvolver o software de integração para que todos os elementos funcionem perfeitamente juntos, não apenas nossos produtos, mas também o piloto automático, a eletrônica de navegação, as comunicações, o diagnóstico remoto e assim por diante”, comenta Michele Marzucco, CEO da Quick. "Hardware é uma coisa, mas o desenvolvimento de software é um processo contínuo nos bastidores. O barco é um veículo fantástico para testar sistemas Quick na água, mas também é uma ferramenta contínua de P&D para refinar ainda mais as tecnologias envolvidas".


Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Divulgação

bottom of page