Proprietário da Zar Formenti, uma das principais empresas especializadas na construção de botes infláveis do Mundo.
Piero Formenti, ex-vice-presidente sênior da Confindustria Nautica, assume a liderança da associação da indústria náutica de recreio e da cadeia de abastecimento após a decisão do presidente Saverio Cecchi de auto-suspender-se do cargo. O Conselho Geral da Associação, que ontem reuniu, ratificou a nomeação nos termos do estatuto.
A actividade da Confindustria Nautica continua sem interrupção e sem alterar as suas prioridades, que são antes de mais duas, o mercado e a consolidação do Salão Internacional Náutico de Génova.
“Com a mesma dedicação com que tenho cuidado do crescimento da empresa, que dirijo com a minha mulher e o meu filho, e da representação associativa, coloco-me à disposição das empresas associadas com espírito de serviço”, declarou Formenti no final do Conselho Geral.
“A situação económica internacional apresenta sinais de abrandamento da progressão face a um período de três anos de crescimento sem precedentes que em 2023 levou o sector a um recorde histórico de volume de negócios, exportações e consequentemente de colaboradores, que no seu conjunto passaram de 160 mil para 200 mil no últimos cinco anos ” – sublinha Formenti - “ em particular no que diz respeito às pequenas embarcações, onde se prevê uma contracção do mercado em alguns segmentos de produtos e em algumas áreas geográficas, fortemente influenciada pelo aumento das taxas de juro e pela restrição de acesso a crédito. Precisamos, portanto, de respostas rápidas em termos de simplificação administrativa, competitividade da bandeira, prazos de registo, regulamentação sobre novos combustíveis verdes, formação, competitividade dos portos turísticos, rampas e abrigos, que tornem o sistema italiano globalmente competitivo e permitam às empresas ter o máximo contexto favorável possível para continuar fazendo investimentos”.
“Precisamente nestas circunstâncias de mercado ” – continua Formenti – “ o trabalho de consolidação e crescimento do Genoa International Boat Show é ainda mais importante. Li com pesar alguns comentários na imprensa sobre o valor do apoio económico público garantido àquela que é a segunda feira italiana no geral, depois do Salone del Mobile, e a terceira do mundo especificamente no que diz respeito à navegação náutica, que gera 65 no território da Ligúria sozinho milhões em atividades relacionadas ( A Casa Europeia – Ambrosetti, “Rappello Liguria 2030” de julho de 2023), mas que permanece no final da lista em comparação com o apoio garantido a eventos estrangeiros concorrentes . Precisamente por esta razão - conclui Formenti - o Plano ICE Events também aumentou o seu apoio ao Boat Show ao longo dos anos, na consciência mais geral de que a Itália deve criar um sistema nas feiras internacionais italianas de referência para os setores Made in Italy. Nesse sentido acredito que ainda há trabalho a ser feito.”
Piero Formenti dentro da Confindustria Nautica ocupou o cargo de Vice-Presidente por dois mandatos consecutivos de 2015 até hoje, representando Piccola dentro da Associação. Ele também ocupou o cargo de Presidente da European Boating Industry (EBI), a Associação que representa a indústria náutica na Europa, por dois mandatos consecutivos de 2015 a 2019, e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente em apoio ao Presidente EBI para o período de dois anos 2023-2025.
Lombardo, nascido em 1958, casado com Donatella desde 1983, tem um filho, Luca. Do pai, ex-diretor de um laboratório de pesquisa e desenvolvimento do grupo Pirelli, e depois diretor de produção de uma empresa que na década de setenta produzia tecidos emborrachados e uma pequena série de barcos infláveis, ele absorveu a paixão pela náutica e pelo mar.
Desde 1979 é proprietário da Zar Formenti, que fundou, uma das principais empresas especializadas na construção de botes infláveis do mundo.
Por: Mundo Mar
Imagem: Divulgação
Comments