top of page

Novo sistema de pontuação na SIVI Daycoval 2024



A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval adotará um novo sistema de pontuação na 51ª edição, que será disputada de 20 a 27 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). O método de high point será aplicado nesta competição, que é o oposto ao das regatas olímpicas.


Na SIVI deste ano, o barco que terminar em primeiro lugar receberá pontos equivalentes à quantidade de inscritos na sua classe. O segundo lugar receberá o número total de inscritos menos um ponto, e assim sucessivamente.


Em paralelo ao evento, será disputado o Campeonato Brasileiro de Oceano, exclusivo para as categorias ORC, BRA-RGS e Clássicos. O evento termina no dia 26, um dia antes da SIVI Daycoval


Para dar ainda mais emoção às disputas, a regata de maior percurso terá o coeficiente 1.50 aplicado. A prova em questão provavelmente será a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, que abre as disputas em 21 de julho com mais de 55 milhas de distância.


Além disso, na última regata válida ou única regata válida do dia final, ou seja, na sexta-feira, 26 de julho, será aplicado o coeficiente 1.20. "O sistema de pontuação pode acarretar dois campeões diferentes no evento: o da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval e o do Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica."


"Todos que forem correr o Campeonato Brasileiro de Oceano terão essa nova pontuação, mas o campeonato termina um dia antes. E a última regata terá 1.2 de pontuação. Para todas as outras classes, sendo brasileiro ou não, a regata longa terá peso de 1.5", disse Cuca Sodré, organizador técnico da SIVI Daycoval.


A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval será composta por até 12 regatas para as classes C-30 e dez para as demais classes. Se forem realizadas cinco ou mais regatas, a pontuação de um barco na série será a soma total de seus pontos, excluindo-se o pior resultado.


''O sistema high point já vem sendo usado em outros lugares do mundo com muito sucesso. Esse ano a gente sugeriu que a SIVI adotasse o métedo e o Brasileiro de Oceano também vai ser apurado no high point. É coerente naquilo que vai acontecer no resto do mundo'', explicou Bayard Neto, comodoro da ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.


Veja os barcos inscritos: https://sivilhabela.com.br/barcos-inscritos/


Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela


A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval chega à sua 51ª edição, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). Este evento, o maior da modalidade na América do Sul, reúne os principais nomes do esporte no país, divididos em barcos de diferentes tamanhos e classes. Em média, mais de 120 veleiros de diversos estados e até estrangeiros participam das regatas no Litoral Norte de São Paulo.


Tradicionalmente realizada no mês de julho, a competição impacta positivamente o turismo de Ilhabela, gerando alta demanda na infraestrutura turística, incluindo hotéis, pousadas e restaurantes.


A Semana Internacional de Vela de Ilhabela se alinha com a agenda positiva dos principais campeonatos mundiais, buscando reduzir seu impacto ambiental a cada edição. Nos últimos anos, além de promover a conscientização ambiental com a redução do uso de papel e plástico, o evento também realizou ações voltadas para a limpeza e conservação dos oceanos. Ilhabela se tornou um ponto de passagem obrigatória para as baleias jubartes. O evento conta com a parceria histórica da Prefeitura de Ilhabela e da Marinha do Brasil.


Sobre o Banco Daycoval


O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.


Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.


Baixe o Aviso de Regata -- https://tinyurl.com/3uyrmxuu

Foto: Marcos Mendez

Kommentare


bottom of page