top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Mercury Marine surpreendeu os visitantes já no inicio do MIBS2023

Novíssimo motor de popa Mercury Racing V10 400R de alto desempenho.


A Mercury Marine vem inovando com motorização de ponta ano após ano e não esta sendo diferente em 2023, Agora no Miami Boat show, já no seus primeiros momentos foi apresentado o novo Mercury Racing V10 400R, projetado principalmente para barcos e catamarãs de console central de desempenho e que gerará velocidades bem acima de 75 mph, oferecendo mais potência e uma faixa de RPM mais alta do que qualquer outro motor de popa da categoria.


“A equipe Mercury Racing criou um digno sucessor do lendário motor de popa L6 400R”, disse Stuart Halley, gerente geral da Mercury Racing. “O V10 400R oferece mais torque de baixo custo, mais potência de pico e melhor economia de combustível do que o L6, e oferece potência total com combustível de 87 octanas. O novo V10 400R oferece desempenho potente e dirigibilidade que somente a Mercury Racing pode oferecer.” completou.


O novo motor Mercury Racing V10 400R está sendo exibido no Miami em uma configuração quádrupla a bordo de um console central Nor-Tech.


O V10 400R contará com um motor V10 de 5,7 litros (349 CID) naturalmente aspirado baseado no altamente respeitado e comprovado modelo V8 de 4,6 litros Mercury Racing 300R.

A cabeça motorizada de 64 graus desloca os 5,7 litros, mantendo a largura compacta necessária para montagem de centro a centro de 26 polegadas em travessas de vários motores para instalações perfeitas em novos barcos e aplicações de re-potencialização. O motor estará disponível em quatro comprimentos – 20", 25", 30" e 35" – para acomodar qualquer aplicação de desempenho de um ou vários motores.


Três motores estarão disponíveis em duas opções de cores primárias - Phantom Black ou Cold Fusion White. Ambos serão finalizados com gráficos Mercury Racing e acabamento Devil Eye Red.

Para velejadores que planejam uma aplicação de pintura personalizada, o V10 400R também está disponível “pronto para pintura” em Phantom Black sem gráficos aplicados ou painel de acabamento. Os gráficos e uma máscara de aplicação estão incluídos para instalação após a pintura personalizada.


Outros recursos de destaque para o V10 400R incluem Digital Throttle and Shift (DTS), bem como a capacidade de ser equipado com controles Mercury Racing Digital Zero Effort.

O Controle de Velocidade Adaptativo mantém a RPM do motor conforme a carga muda devido às condições do mar ou manobras de giro para manter a autoridade do barco com menos entrada de controle.

Um poderoso alternador de 150 A – mais do que o dobro da potência de carga da plataforma L6 400R – mantém a carga da bateria em barcos equipados com componentes eletrônicos e áudio que consomem muita energia.






Série de hélices Ventera


Além do motor a Mercury também acaba de lançar uma nova série de hélices correspondentes - a nova série de hélices Ventera.


O novo Ventera foi projetado para aplicações de alta potência em consoles centrais de alto desempenho, day cruisers e bay boats. A hélice de 4 pás foi projetada especificamente para transportar mais carga com maior eficiência em altas velocidades e em aplicações de semirrevestimento, especialmente quando combinada com os motores de popa V10 400R e V8 450R correspondentes equipados com a caixa de engrenagens 5.44 HD.


A nova série Ventera utilizará um aumento no diâmetro da lâmina de 14,625 polegadas para 15 polegadas. A área adicional da lâmina foi projetada para ajudar a hélice a carregar mais carga em alta velocidade. Com mais diâmetro, ele também pode funcionar em alturas de motor semi-revestidas que podem fazer com que o Revolution 4 XP perca aderência na água. O novo perfil da lâmina foi refinado e engrossado em pontos estratégicos para aumentar a durabilidade sem sacrificar a aceleração. A eficiência na velocidade de cruzeiro também é aprimorada, e a hélice Ventera pode manter o barco no plano em velocidades mais baixas em águas agitadas.


“À medida que as relações potência-peso aumentaram, juntamente com o tamanho e peso do barco, a Mercury Racing determinou que precisava desenvolver um sucessor para a popular hélice Revolution 4 XP para essas aplicações”, disse Nick Petersen, gerente de hélice de desempenho da Mercury Racing. “Nossa equipe de engenharia desenvolveu um perfil de lâmina totalmente novo com maior diâmetro e criou uma nova curva de espessura de lâmina que pode lidar com mais potência sem sacrificar o desempenho.”

Em testes frente a frente usando um barco Fountain 38 Center Console movido por motores de popa triplos Mercury Racing 450R e hélices de 25 passos, o Ventera apresentou economia de combustível 10% melhor e 2 mph a mais de velocidade a 4.000 RPM, acelerado de 30 para 70 mph 5% mais rápido e atingiu uma velocidade máxima de 85,5 mph - 2,3 mph mais rápido que o Revolution 4 XP.


O Ventera estará disponível em incrementos de meia polegada de 18 a 27,5 pitch para ajuste preciso de qualquer aplicação.


Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Divulgação

bottom of page