Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Jorge Zarif fecha ano com mais um título e planeja calendário 2021 da vela

Velejador olímpico conquista o título da Copa Brasil de Vela, evento disputado na raia da Rio 2016



O velejador Jorge Zarif confirmou o favoritismo e ficou com o título da Copa Brasil de Vela na classe Finn, evento disputado na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). Com oito vitórias em nove regatas, o atleta classificado para Tóquio 2021 ganhou mais um vez a competição, onde tem hegemonia desde seu início em 2014. Antônio Moreira ficou em segundo e Pedro Ludovici em terceiro.


Foi a última competição da temporada para o brasileiro finalista olímpico e um dos principais nomes da modalidade para os Jogos do Japão. Jorge Zarif terá pela frente eventos no Brasil, França e Espanha antes de embarcar para Enoshima, onde serão as regatas olímpicas. O atleta treinará no Brasil em Ilhabela (SP) e no Rio de Janeiro (RJ).


''Ainda estou esperando a confirmação do calendário, mas ano que vem espero competir mais. Estou muito ansioso para voltar a competir fora do Brasil. Mais de um ano sem competir'', disse Jorge Zarif



Eventos previstos de 2021


Campeonato Brasileiro – Rio de Janeiro – 17 a 21 de fevereiro

Troféu Princesa Sofia – Palma de Mallorca, Espanha – 26 de março a 3 de abril

Campeonato Europeu - Hyeres, França – 17 a 24 de abril

Copa do Mundo de Enoshima - Tóquio, Japão - sem data

Jogos Olímpicos - Tóquip, Japão - 25 de julho a 04 de agosto


Após o evento no Rio de Janeiro, Jorge Zarif foi para Campos do Jordão (SP) prestigiar a sexta edição do L’Etape Brasil by Tour de France, prova de ciclismo amadora organizada pelo medalhista olímpico Bruno Prada.

A MIT, patrocinadora oficial de Jorge Zarif há três temporadas, é também apoiadora da prova, tendo inclusive um bretelle exclusivo para amantes da modalidade.


''A prova é muito legal! Nunca tinha vindo, primeira vez! É uma grande prova, certeza que não deixa desejar a nenhuma do mundo!'', contou Jorge Zarif.



Sobre o atleta


O principal resultado de Jorge Zarif na Finn foi o título mundial de 2013, conquistado em Tallin, na Estônia. O velejador também ganhou a versão júnior da competição um mês antes. Após o feito, foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro o Atleta do Ano. Foi campeão da Copa do Mundo de Hyéres, bicampeão da Copa do Mundo de Miami e tetracampeão Sul-Americano. Jorge Zarif também foi campeão da Star Sailors League 2018 e campeão Mundial de 2018.

O objetivo do velejador é chegar pronto para Tóquio 2021, sua terceira olimpíada na carreira. Em Londres 2012, o velejador paulista terminou em 20º lugar e foi o mais jovem da delegação na modalidade. Já na Rio 2016, o atleta ficou em 4º. Em Pequim 2008, Jorginho foi como reserva com apenas 15 anos.

Por: Redação Mundo Mar

OnBoard Sports - Flavio Perez

Fotos: Fred Hoffmann