top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Honda Marine e sua nova geração de motores

Estréia mundial aconteceu durante o Salone Nautico di Genova 2023



A Honda Marine apresentou sua nova geração de 'motores de popa V8 BF350' com sua estreia mundial e prestigiadíssima durante o Salone di Genova.


O novo BF8 (350 HP), equipado com motor V350 com tecnologia VTEC™ (Variable Timing Valve Control System); com o objetivo de oferecer aos usuários uma experiência confortável e emocionante com seu alto desempenho e baixos níveis de ruído e vibração.


O engenheiro-chefe e presidente da Honda Motor Europe, Katsuhisa Okuda, comentou que: "O motor BF350 de 350 cavalos é o resultado da determinação da Honda Marine em melhorar a experiência do cliente, o entendimento da engenharia de precisão e a capacidade de inovação."



O BF350 promete oferecer tudo o que se procura em potência extraordinária, velocidade excepcional e aceleração emocionante, além de economia de combustível impressionante, excelente desempenho e uma variedade de recursos e funções encontrados apenas em motores de popa Honda.

O Honda BF350 faz tudo isso com um novo design elegante e marcante que é tão prático e funcional quanto elegante e atraente.


Com um ângulo de 350 graus, opera no modo BLAST™ (Low Speed ​​​​Boosted Torque), proporcionando aceleração instantânea e poderosa.

A velocidades constantes, o ECOmo entra em ação e reduz o consumo de combustível e quando é necessária energia extra, a tecnologia VTEC™ otimiza o desempenho em todas as faixas de RPM, proporcionando um desempenho único, com potência, torque e eficiência.


O Modelo BF350 (350 HP) da Honda Marine chega com o objetivo de melhorar a experiência do cliente e aumentar a facilidade de uso com sistemas inteligentes como Cruise Control, Tilt Limit e Trim Support.

É possível selecionar Cruise Control na tela e ajustar a velocidade de cruzeiro. O limite de inclinação eleva o motor até o ângulo de compensação previamente definido para evitar possíveis danos ao barco e ao motor durante a atracação.

Para ativar o limite de corte, basta pressionar o botão duas vezes.

O Trim Support desempenha um papel importante na economia de combustível. O sensor de O2 integrado no sistema otimiza a eficiência da combustão ajustando o consumo de combustível de acordo com os níveis de oxigênio na água.


O motor de popa V8 é acompanhado pela nova unidade de controle BF350 (350 HP).

A unidade de controle do motor BF350 possui o recurso IST (Intelligent Shift and Throttle) e oferece a vantagem de controlar vários motores com uma única alavanca.



A eficiência de combustível otimizada amplia o alcance e reduz os custos operacionais, superando a eficiência de combustível da concorrência em cruzeiro em 17% e o custo em 20%.


O controle de cruzeiro permite que os velejadores mantenham sua velocidade de cruzeiro ou RPM preferida para esportes de reboque, enquanto pescam peixes, ou mesmo enquanto fazem curvas fechadas ou navegam em águas agitadas.


Outro item interessante são os protocolos NMEA 2000 que permitem que os dados do motor sejam interligados com sistemas de bordo e exibições de sistemas, como SONAR ou GPS.


É mais um motor com tecnologia de ponta chegando nos mares deste nosso Mundo Mar, resta saber quando e quem se habilitará a trazer de volta estas máquinas para voltar a navegar pelo Brasil...


Por: Redação Mundo Mar

Fotos: Mundo Mar


bottom of page