Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Garotos do YCSA ganham Mundial de Lightning Junior para o Brasil



O Brasil conquistou o título do Campeonato Mundial Junior de Lightning 2022 neste sábado (9), no Sheboygan Yacht Club (SYC), nos Estados Unidos. O trio do Yacht Club Santo Amaro (YCSA) foi formado por Nicolas Bernal, Felipe Fonseca e Mathias Reimer.

A prata ficou com os chilenos Dante Parodi, Diego Natho e Santiago Lorca, e o bronze ficou com os norte-americanos Brady Starck, Bobby Starck e Adam Starck. O evento para atletas até 20 anos contou com 15 equipes de seis países.


Foi a sexta conquista brasileira na história da categoria juvenil. Os timoneiros Thomas Summer em 2002, 2004 e 2006, e Felipe Rondina nos anos de 2014 e 2016 já haviam levado o título mundial com suas tripulações. Depois de um período sem competições em virtude da pandemia da COVID-19, o principal evento da categoria Lightning foi realizado em Wisconsin, Estados Unidos.


Liderado por Nicolas Bernal (20 anos), o barco contou com Felipe Fonseca (20 anos) e Mathias Reimer (17 anos). Os três são do YCSA, um dos principais clubes de vela do país. A equipe começou de maneira arrasadora com quatro vitórias em quatro regatas. ”Foi um grande evento, agradecemos nossos adversários nessa competição pelas regatas. Não podemos deixar de agradecer Cláudio Biekarck por ter nos treinado”, disse Mathias Reimer.


O time brasileiro agradece à CBVela e à Classe Lightning Brasil pelo empréstimo do veleiro para os treinos preparatórios no Brasil e empréstimo da vela para uso no campeonato e a Cláudio Biekarck e Geison Mendes pelo apoio nos treinos.


Nicolas Bernal tem apoio do programa Bolsa Atleta do Governo Federal. Felipe Fonseca tem apoio do programa Bolsa Atleta do Município de São Paulo. Nicolas Bernal, Felipe Fonseca e Mathias Reimer são velejadores do Yacht Club Santo Amaro, clube filiado ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).


Brasileiros campeões mundiais de Lightning Junior

2022

Nicolas Bernal

Felipe Fonseca

Mathias Reimer

2016

Felipe Rondina

Thomas Petrie Sylvestre

Christian Lacerda Shaw

2014

Felipe Rondina

Jose Afonso Hackerott

Thomas Sylvestre

2006

Thomas Sumner

Filipe Gil

Filipe Brito

2004

Thomas Sumner

Felipe Brito

Mark Pineda

2002

Thomas Sumner

Pedro Soares

Mark Pineda