top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Festival de Vela de Caraguatatuba tem início mesmo com muita chuva



Os barcos finalmente foram ao mar neste sábado (6), que marcou o segundo dia do 1º Festival de Vela de Caraguatatuba, evento náutico realizado pela entidade máxima do esporte, a CBVela - Confederação Brasileira de Vela e a prefeitura local. Ao todo, duas regatas foram realizadas, com ventos de 15 a 20 nós, e com chuva em alguns momentos. A condição foi mais favorável do que na véspera.


O festival têm velejadores categorias Fórmula Kite, Kitesurf Bidirecional, IQFoil, Dingue, ILCA, Optimist, Hobie 14 e 16, Snipe, Raceboard, Fórmula Foil, Holder, Openbic, Tempo e Bico de Proa. A competição reúne 80 velejadores e termina neste domingo (7).


As classes Snipe, Tempo, Dingue, Optimist e Raceboard encararam a chuva que caia em Caraguatatuba (SP) neste sábado. No Snipe, Luiz Guilherme Oliveira e João Vitor Souza venceram as duas regatas do dia.


Na classe Tempo, Ana Laura Freitas e Isabella Bielecky ganharam a primeira regata, enquanto a dupla Hugo Henrique Silva e Caetano Harada Buhrer levaram a prova seguinte e assumiram a liderança.


Na classe Dingue, Rwann Kaique Silva e João Felippe Ortiz lideram após terminarem em terceiro na primeira regata e vencerem a segunda disputa. Na Optimist, Felipe Baszynki lidera após vencer as duas etapas. Já na Raceboard, Guilherme Munhoz é quem está na ponta após os resultados deste sábado (venceu a última das três provas realizadas na classe).


Neste domingo (7) serão realizadas as últimas regatas, que definirão os vencedores do I Festival de Vela de Caraguatatuba.


Abertura


Antes das regatas foi realizado na estrutura montada na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, a cerimônia de abertura do Festival, que contou com a presença de representantes da CBVela e da prefeitura local.


O prefeito de Caraguatatuba (SP), Aguilar Junior, esteve presente na cerimônia e reforçou a intenção do município em ser uma parada do circuito nacional de vela, e a importância do Festival para fomentar a prática da modalidade na cidade.


''Eu queria agradecer toda a parceria da CBVela com a cidade, esse é só o primeiro festival de vela de Caraguatatuba, e espero muito que nos próximos anos a gente possa entrar no calendário da CBVela'', explicou o prefeito.


''Acho isso extremamente importante, nós temos um mar fantástico, é o litoral mais bonito do Brasil, quero muito estimular essa prática. Fomos agraciados com uma vela, ela ficará para o município, vamos dar aulas para as crianças, estimular a prática desse esporte maravilhoso na nossa cidade''.


A Diretora de Sustentabilidade da CBVela, Sandra Patrício, também marcou presença no evento como representante da confederação, e reforçou o quanto é importante o fomento da modalidade e por sua vez, o desenvolvimento sustentável que isso proporciona para toda a região do litoral norte paulista.


''O prefeito recebeu muito bem a CBVela e abriu a cidade para nós, e acho isso muito importante. Aqui é uma cidade chave do litoral norte de São Paulo, do outro lado da raia está a capital nacional da vela, Ilhabela'', comentou Sandra.


''Essa raia compartilhada é para todo mundo, a CBVela trabalha com essa ideia, no desenvolvimento sustentável que ajude toda região. A CBVela integra o pacto global da ONU, nós abraçamos a agenda dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, e por isso é muito importante a ampliação da nossa área de atuação, esse esporte precisa carregar essa bandeira''


A realização do evento pela primeira vez na cidade do litoral norte paulista faz parte do processo de fomento da vela por parte da CBVela, expandindo a modalidade nas diversas regiões do país.

bottom of page