top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Festival de Vela de Araruama 2022 promete muita ação na Região dos Lagos



Os principais nomes do kitesurf nacional disputam entre os dias 26 a 28 de agosto o 1º Festival de Vela de Araruama 2022, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Os atletas disputarão em paralelo o Campeonato Brasileiro da Classe Kitesurf Bidirecional Race e Estadual da Classe Kitesurf Freestyle. O evento terá R$ 7 mil em premiações.


Os vencedores da Bidirecional e Freestyle levam R$ 2 mil para casa. Em fevereiro deste ano, em virtude da celebração do 163º aniversário da cidade, foi realizada a Copa Internacional de Kitesurf.


As regatas também foram organizadas pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) em parceria com a Prefeitura de Araruama. Para o mês de agosto, as regatas estão programadas para ocorrer na Pontinha do Outeiro de Araruama.


A Confederação Brasileira de Vela quer fomentar a prática do Kitesurf entre atletas menos experientes e fortalecer a Região dos Lagos como referência na prática da vela. A categoria entrou no calendário olímpico para Paris 2024 e tem o maranhense Bruno Lobo como um dos melhores do continente.


''Receber pela segunda vez no ano um evento de Kitesurf, agora em nível nacional, nessa modalidade na qual o município apresenta um grande potencial, uma vez que detém uma das melhores raias do mundo, com ventos favoráveis para a prática de esportes aquáticos, é de suma importância para o desenvolvimento econômico e turístico, pois a cidade receberá visitantes e turistas, fortalecendo a economia local e a rede hoteleira'', disse Danieli Braz - secretária de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.


A Lagoa de Araruama sempre foi palco de inúmeros eventos nacionais e internacionais da vela brasileira nas décadas de 80 a 2000. Vamos trabalhar para que a Lagoa de Araruama volte definitivamente a mostrar suas qualidades em eventos futuros”, contou Walter Böddener.


''Com certeza a realização do evento será motivo de muito orgulho e motivação para os atletas, comerciantes e moradores locais, colocando Araruama definitivamente no cenário da prática do Kitesurf'', concluiu a secretária Danieli Braz.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://forms.gle/atRuYdr3JF5eejmv7. Mais informações pelo e-mail: eventos@cbvela.org.br


Foto: Fred Hoffmann

Premiação

3.500 Classe Kitesurf Bidirecional Race

3.500 Classe Kitesurf Bidirecional freestyle

FREESTYLE

1° lugar 2.000

2° lugar 1.000

3° lugar 500

BIDIRECIONAL

1° lugar 2.000

2° lugar 1.000

3° lugar 500


Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

bottom of page