Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

F.lli Razeto e Casaraeto s.p.a. presente no Salão Náutico Internacional de Genova 2021

100 anos de atividade, uma empresa que remonta os segredos do sucesso.



2021 representa um ano memorável para a histórica empresa Sorese, que encara o novo século de negócios com uma chuva de prêmios internacionais.


A peça OSSH, uma maçaneta luminosa e inteligente com superfície antimicrobiana, acaba de ganhar os seguintes prêmios:

German Design Award,

German Innovation Award, A'Design Award,

DNA Paris Awards,

IDA design Award e participa com confiança do Design Innovation Award no Categoria Acessórios e Equipamentos Náuticos, no Salão Náutico de Genova.



Mas há algo novo do que uma simples maçaneta, o Ossh agora se tornou um sistema completo e replicável para uso em superiates e navios de cruzeiro.

As maçaneta podem, portanto, assumir diferentes formas para atender às necessidades estéticas do interior de cada barco.


Na verdade, o sistema OSSH provou ser um vencedor na colaboração com a Amer Yachts, que optou por usar o sistema inteligente de manopla de luz no inovador Amer 120.

A bordo foi possível resumir o sistema que incluía três tipos diferentes de kits, o stand alone, com fio e wi-fi, em um único sistema válido para superiates e navios.

Os detalhes deste projeto serão revelados durante a Maratona Tecno, promovida pela Amer Yachts Organization, que será realizada sexta-feira, 17 de setembro, das 16h30 às 17h30, na Sala de Inovação, Mezanino do Pavilhão Azul, do 61º Salão Náutico de Genova.



O sistema produzido pela F.lli Razeto e Casareto Spa, empresa líder na produção de fechaduras e puxadores de bordo desde 1920, ilumina os puxadores para que possam ser identificados em condições críticas, fornecendo informações em emergências, iluminando caminhos de fuga.

O sistema de manopla de luz interage com sistemas externos, incluindo o Sistema de Detecção de Incêndio por meio de protocolos de comunicação, como Modbus.

Um sistema de puxadores inteligentes onde a eletrônica de gestão é posicionada no teto falso, em caixas de derivação especiais lacradas com sistema BUS485, que transporta o sinal da rede para todo o barco e a alimentação para o puxador através das fechaduras e batentes das portas.


Em colaboração com a CSL de Gênova e a Sea Energy de Viareggio, o sistema foi facilmente instalado a bordo do Amer 120 como uma ferramenta de segurança inequívoca para comunicar o perigo através da luz vermelha piscante.


Uma tela de toque dedicada apresenta cenários de iluminação de info entretenimento quando nenhum sinal de emergência está ativo. Cada maçaneta está equipada com 40 LEDs RGB ocultos, graças aos quais a luz é projetada na superfície da porta através de uma ranhura na parte inferior da alavanca, que, por sua vez, é enriquecida com inserções de madeira d mesmo modelo que o das portas.

A maçaneta, portanto, torna-se uma mesma peça com a porta, reconhecível pela emissão de luz para baixo. O design icônico e quadrado do cabo, junto com os 40 LEDs, dá o nome ao cabo: Quadraled.


Quadraled está equipado com o sistema antimicrobiano Esi, um complexo aglomerado de metal que emite íons de prata (Ag +) e outros íons de metal, que exerce uma ação antimicrobiana contínua: a eficácia contra os vírus Corona foi encontrada em testes de laboratório e certificada pela Universidade de Modena e Reggio.

Esi é um tratamento difusor e permanente, pelo que os cabos Quadraled não podem ser contaminados com vírus, bactérias e fungos.


Os mesmos recursos inovadores contidos nas alças Quadraled e OSSH podem, portanto, ser divididos e adotados em produtos diferentes. Tudo isto será apresentado no Genova Boat Show:


Puxadores antimicrobianos Centesimo para portas e móveis, cujo design é uma homenagem à história da empresa; o mesmo modelo foi de fato instalado nas portas do mítico transatlântico Cristoforo Colombo.


Ao contrário de todos os outros produtos da empresa da Ligúria expostos em vitrines de vidro para evitar serem tocados, esta última será presenteada com a etiqueta PLEASE TOUCH ME, um convite para tocar com confiança nas pegadas e na contramão da tendência do período COVID.



Ao lado da Centesimo estarão os cabos luminosos OSSH e o cabo Quadraled, Top of the Range, que aliam as características tecnológicas de segurança e mitigação da propagação de patógenos com a elegância de um produto personalizado, feito sob medida para Amer 120.


Mas no Salão Náutico, F.LLI Razeto e Casareto também dedica uma homenagem ao imaginário marítimo, e inaugura a mais nova linha de cabos de madeira Supersticious Sailors (touch wood and spit down wind) apresentando cabos de madeira

ROOF-IN, um elegante cabo composto por um puxador cúbico em latão cromado e uma alavanca em madeira Padouk.




Contate agora a:

F.lli Razeto & Casareto SpA

via Caorsi 38 – 16031 - Sori (GE) - Italia

tel +39 0185 700903 - fax +39 0185 700102

info@razetocasareto.com - www.razetocasareto.com







Assista o video da TV MM gravado no stand da Razeto & Casareto

A história da Razeto & Casareto contada no Quadro Momento Náutico



Entrevista no Stand da Razeto & Casareto em Genova


A cobertura do Salone Náutico di Genova você vê nos canais no Mundo Mar

Por: Redação Mundo Mar

Fotos Divulgação