top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Escola de Vela YCSA Robert Scheidt abre inscrições



O YCSA - Yacht Club Santo Amaro anunciou nesta semana o início das inscrições para crianças, jovens e adultos na tradicional Escola de Vela YCSA Robert Scheidt. Com cursos realizados de terça-feira à domingo, o público interessado não precisa ser associado ao YCSA, basta seguir as orientações do site oficial: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfuzb-ZpgnoCa1y2EXvxJE7l9r7sEQOLtRs_Vp6kKuAmQP8Mg/viewform.


Com intuito de despertar o amor ao esporte e incentivar a participação nas regatas, o aluno será orientado por velejadores ou ex-velejadores experientes, formados pela CBVela - Confederação Brasileira de Vela, e profissionais de Educação Física.


Durante o curso, o aluno terá a experiência de velejar na tradicional raia da Represa de Guarapiranga. Alguns barcos utilizados pelo YCSA são das classes Optimist, Dingue, Day Sailer, Fast 230 e Laser.


Nos cursos da Vela Jovem, o Clube proporciona Vivência na Vela Mirim (5 e 6 anos), Curso de Vela - Nível 1 (A partir de 7 anos), Curso de Vela - Nível 2 (A partir de 7 anos), Curso Intensivo (A partir de 7 anos) e Curso Juvenil (A Partir de 12 anos),


Já as aulas da Vela Adulta proporciona o Curso Regular Adulto (A partir de 16 anos), Curso Básico de 12h (A partir de 16 anos) e Curso de Aperfeiçoamento em 12h (A partir de 16 anos).



“O esporte a vela proporciona além da atividade física, ensinamentos de matemática, meteorologia, hidrografia, física, história, sustentabilidade, primeiros-socorros, meio ambiente, entre outros temas. Esta atividade é indicada para ajudar a desenvolver o raciocínio lógico e autonomia, além do contato com a natureza”, explicou Rodrigo Fontana, coordenador da escola de vela do YCSA.


Rodrigo acredita que fato do nome da escola homenagear Robert Scheidt, que conquistou cinco medalhas olímpicas, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze, é um estímulo para os alunos.


“Acreditamos ser um incentivo a mais para as crianças, que possuem o sonho de um dia vir a ser um atleta vitorioso, e almejando um dia chegar ao nível olímpico, como Robert Scheidt. É uma grande responsabilidade e uma honra levar o nome de um atleta reconhecido mundialmente e com inúmeros títulos importantes”, afirmou.


“Temos como expectativa para a escola de vela conseguirmos aproximadamente 120 alunos. Já possuímos instrutores qualificados com cursos da CBVELA , barcos e materiais necessários para atender a quantidade estipulada de alunos”, finalizou Rodrigo Fontana, coordenador da escola de vela do YCSA.


Sobre o YCSA


Localizado na cidade de São Paulo (SP) às margens da Represa de Guarapiranga, o YCSA é cercado por muito verde, compondo um cenário natural perfeito para a prática da vela. Berço de vários campeões mundiais, o YCSA carrega a tradição de uma biografia admirável ao lado da modernidade de suas instalações e barcos.


Fazer parte desse clube é ajudar a escrever uma história que começou em 1930 e que, desde então, tem marcado a vida de cada associado. Com estrutura náutica privilegiada, o clube conta com hangares modernos para estadia de embarcações à vela e motor, escola de vela com embarcações próprias, rampa de 25 metros de largura com baixa inclinação de acesso à represa, deck e píer com maravilhosa vista da represa, trator e guindaste para transporte de embarcações, marinheiros bem treinados e lanchas e botes de apoio.


Com 24 mil m² repletos de natureza, o YCSA é conhecido dentro e fora do país por sua estrutura náutica de ponta, oferecendo as melhores condições para o aprendizado e prática da vela. O clube é reconhecido não só pelos seus atletas campeões, mas também por sediar eventos de vela nacionais e internacionais.


bottom of page