top of page
Blue Ocean Elegant YouTube Channel Art (8).png

Equipe Brasileira de Vela termina Evento-Teste com medalha e atletas próximos às finais



A Equipe Brasileira de Vela terminou sua participação no Evento-teste de Paris 2024 em Marselha, na França, neste domingo (16). As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze ficaram com a medalha de prata na 49erFX após a disputa da medal race na raia da próxima olimpíada.


A dupla ficou na sexta colocação na regata final e fechou em segundo lugar no geral. O ouro foi para as holandesas Odile Van Aanholt e Annette Duetz e o bronze para as suecas Vilma Bobeck e Rebecca Netzler.


Martine e Kahena entraram na regata final em terceiro lugar e só poderiam alcançar a segunda posição no pódio. A prova final reuniu as dez melhores duplas e teve pontuação dobrada sem a entrada do descarte.


''Fim de uma semana cheia de desafios e aprendizados! Obrigada, Marselha e a todos os nossos patrocinadores, parceiros e entidades por trás deste trabalho! Gratidão à equipe incrível que temos e, é claro, à torcida brasileira'', escreveu Martine Grael em seu perfil @kunzegrael no Instagram.


A vela nacional também contou com resultados expressivos na Fórmula Kite. O maranhense Bruno Lobo concluiu sua participação no Evento-teste da vela de Paris 2024 na quinta colocação ficando muito perto de uma vaga na final.


Na Nacra 17, os atletas João Bulhões e Marina Arndt ficaram em 13º na classificação geral e Mateus Isaac, da IQFoil, em 11º. Nas duas classes, os brasileiros conseguiram se recuperar na tabela e quase atingiram as finais.


''Essa parceria do COB e CBVela montou uma equipe forte para o Evento-teste, com excelentes profissionais, e resultados expressivos, como da Martine, Kahena e Bruno Lobo. O time foi muito bem! Estamos preparados para os Jogos de Paris 2024'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro.


Depois do evento-teste, os atletas da Equipe Brasileira de Vela focam no Campeonato Mundial, em Haia, na Holanda, entre os dias 11 e 18 de agosto.


A competição define as primeiras oito vagas de países para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Outras serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.


Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.


O grupo brasileiro teve o experiente Klaus Biekarck, como chefe de equipe, do bicampeão olímpico Torben Grael, como head coach. A Equipe Brasileira de Vela teve ainda Tânia Sampaio como líder da área Multidisciplinar e da Saúde, enquanto Ricardo "Blu" Lobato é o consultor de regra.


Os velejadores brasileiros contaram apoio nas regatas de Pepe Lis como técnico de 49er FX, do medalhista olímpico Bruno Prada no iQFOiL e Ricardo Paranhos como técnico de Nacra 17.


Apoio à vela Jovem


A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.


O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).


O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.


Sobre a CBVela


A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.



bottom of page