Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Endurance de Shackleton é encontrado após mais de 100 anos



A embarcação Endurance foi encontrada nesta madrugada após 106 anos na Antártida.


O veleiro de expedição do explorador Ernest Shackleton estava em excelente estado.

Um equipe de aventureiros, arqueólogos marinhos e técnicos localizou os destroços no fundo do Mar de Weddell, a Leste da Península Antártica.


Foram utilizados drones submarinos para localizar o Endurance, que afundou em 1915.

Em duas semanas, os pesquisadores esquadrinharam uma área de quase 400 km2, em torno da última coordenada conhecida.


O veleiro de madeira e três mastros, media 144 pés (43m) foi encontrado a uma profundidade de 3.000m, no que foi uma das mais celebradas descobertas arqueológicas do mundo náutico pela expedição “Endurance22”.


''A expedição Endurance22, que partiu da Cidade do Cabo há um mês atingiu seu objetivo'', disse John Shears, o geógrafo veterano que liderou a expedição. ''Fizemos história polar com a descoberta do Endurance e concluímos com sucesso a busca do naufrágio mais desafiador do mundo.


As imagens cedidas pela expedição impressionam pelo excelente estado de conservação da embarcação!


O naufrágio do Endurance foi um dos mais famosos da história, rendendo livros e filmes!

Mensun Bound, diretor de exploração da expedição, disse que as imagens mostraram que o navio de 144 pés estava intacto. ''Estamos impressionados com nossa boa sorte em ter localizado e capturado imagens do Endurance''.


''Este é de longe o melhor naufrágio de madeira que já vi. É vertical, intacto e em brilhante estado de preservação… Este é um marco na história polar''.

Dan Snow, o historiador e radialista que faz parte da expedição, disse que o clima a bordo do navio era de festa!


''O fundo do mar antártico não possui micro-organismos que se alimentam de madeira, a água tem a clareza da destilada. Conseguimos filmar o naufrágio em super alta definição.


Os resultados são mágicos Endurance22''.


Para saber mais sobre a expedição -- https://www.youtube.com/watch?v=64XIK5_jy4A&list=PLAHPBniBX43seWJPoevfHdeC1qPDbKF2d