Dada a largada para 36ª REFENO
- flavio42216
- 27 de set.
- 1 min de leitura

A 36ª Regata Internacional Recife–Fernando de Noronha (Refeno) teve largada oficial no Marco Zero com 95 embarcações. A travessia é de 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago, com saídas em cinco grupos a partir das 12h; na disputa pelo Fita Azul, Adrenalina Pura, Ohana28, Boto V e Maré XX partiram às 14h. Entre os contratempos, Patoruzú não largou por problema no mastro; Aliena registrou falha no piloto automático; Bahia Cat teve pane no motor; e Maracatu encalhou em Serrambi.
A flotilha reúne barcos de 15 estados e quatro países. O Rio de Janeiro participa com 20 veleiros e São Paulo com 18 — entre eles o Pura Vida, comandado por Carla Silva Lopes, com tripulação 100% feminina. “O vento está mais aberto e o mar um pouco mais agitado. A prioridade é a segurança da navegação e o cumprimento dos horários de saída e de chegada em Fernando de Noronha”, afirmou Felipe Ferraz, comandante do Beleza Pura.
Com organização do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e apoio técnico da ABVO, a Refeno integra o calendário nacional desde 1986. “A regata reúne embarcações de diferentes regiões e países com regras claras, medição e apoio de comissões competentes; o objetivo é garantir previsibilidade de largada, controle de percurso e apuração de resultados”, disse Bayard Umbuzeiro Neto, comodoro da ABVO. O Adrenalina Pura, vencedor do Fita Azul em 2024, busca a 10ª vitória.
Fonte: Flávio Perez | Agência On Board 360
Foto: Cabanga Iate Clube
Comentários