Crianças se reúnem nesta semana para a II Olimpíadas Escolares Limpeza dos Mares.
- Redação Mundo Mar

- 27 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Primeira edição, realizada ano passado, recolheu mais de uma tonelada de lixo

O dia 29 de novembro (sábado) será de muita diversão, esporte e educação ambiental para cerca de 200 crianças, de 6 a 13 anos, de escolas das cidades de Pomerode, Governador Celso Ramos, São José e Florianópolis, inscritas na II Olimpíadas Escolares Limpeza dos Mares 2025. O evento acontece na praia de Canasvieiras, a partir das 9h e tem encerramento previsto para às 12h30.
A disputa entre as crianças se dará por meio de atividades como coleta, separação e pesagem do lixo recolhido na praia, criação de objetos com materiais reciclados e desafio ecológico. As equipes serão avaliadas por um júri especializado e as três melhores receberão um prêmio.
Segundo Michele Ferrári, coordenadora do Projeto Limpeza dos Mares, o objetivo é que as crianças sintam que elas podem fazer a diferença. “A Olimpíada existe para mostrar às crianças que elas não são espectadoras: elas fazem parte da mudança. Ao viver essa experiência de forma lúdica, cada uma desperta o guardião dos mares que carrega dentro de si e leva esse cuidado adiante”.
Na primeira edição, realizada em setembro de 2024 na praia dos Ingleses, 150 crianças de três escolas da Capital foram responsáveis por recolher 810 quilos de lixo da praia e restingas em 1h30. Somados aos esforços dos voluntários, o total superou uma tonelada de resíduos.
“O projeto Limpeza dos Mares é um exemplo inspirador de engajamento ambiental e cidadania, unindo voluntários, estudantes e famílias em prol da preservação dos oceanos. Para o Grupo Pereira, e especialmente para o Fort Atacadista, é motivo de orgulho apoiar uma iniciativa que há anos transforma a consciência em ação, fortalecendo a educação ambiental em Santa Catarina e servindo de referência para todo o país. A etapa das Olimpíadas Escolares reafirma esse legado, despertando nas novas gerações o compromisso com um futuro mais sustentável”, afirma Simone Cotta, Head de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira.

Realizada pela ACATMAR, Acquanauta Floripa e Mundo Mar, a II Olimpíadas é patrocinada pelo FORT Atacadista e tem o apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis, Semae-SC, ICMBio, Polícia Militar Ambiental-SC, Corpo de Bombeiros-SC, Marinha do Brasil, Capitania dos Portos-SC, Soamar Florianópolis, Bandeira Azul e Iate Clube Veleiros da Ilha e parceria oficial das empresas Escunas Pirata, Sanautica, Marina BlueFox, Navitec, Márcio Cardoso Despachante Náutico, Marina Atlântida, Catarina Náutica e Manos Comunicação Visual.
Por: Redação Mundo Mar
Foto: Divulgação Limpeza dos Mares










Comentários