Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

Conferência sobre reciclagem e reutilização de materiais durante a SEATEC 2022

Seatec e Compotec Marine 2022



Esta chegando a data de abertura d0 Seatec & Compotec Marine 2022 e neste ano os evento optou por se dedicar também a duas importantes conferências com temas muito atuais e altamente relevantes, a Reciclagem e reutilização de materiais e Náutica e deficiência, projetos, propostas e realizações.


No dia 18 de março, às 10h15, será realizada a primeira conferência, Reciclagem & Reutilização de materiais compósitos, apresentando casos que já despertaram grande interesse no setor náutico.


A Dra. Laura Saviano, cofundadora e gerente geral da Korec, empresa toscana que desenvolveu um processo de recuperação de resinas e fibras utilizadas em materiais compósitos, principalmente para o setor náutico, ilustrará a conferencia com o tema: "Korec, um modelo industrial e sustentável para ambiente de reciclagem de fibra de vidro, ainda inexistente na Europa".

Encontrar uma solução viável, ecologicamente correta e economicamente viável para a reciclagem de GFRPs é essencial para a produtividade e competitividade nos mercados internacionais, e após anos de pesquisa, a Korec desenvolveu o processo industrial que permite o reaproveitamento das fibras de vidro e principalmente das resinas utilizadas no material compósito.


O objetivo deste projeto é propor um modelo industrial e sustentável para o ambiente de reciclagem de fibra de vidro, ainda inexistente na Europa. Desmontagem, descarte e reciclagem de fibra de vidro utilizada no setor náutico para a construção de embarcações.


A estrutura "aberta" da conferência permitirá uma troca contínua de ideias, não só entre os oradores, mas também oferecendo ao público a oportunidade de interagir com os oradores e adquirir uma melhor compreensão dos mais recentes desenvolvimentos em tecnologia e materiais.


Uma fórmula que em outras ocasiões teve muito sucesso e despertou grande interesse entre designers e técnicos do setor náutico.


Segue-se o discurso de Fabio Bignonini NL Comp: "rComposite: um novo compósito reciclável para a navegação de recreio". Uma resina termoplástica e fibras naturais para garantir um fim de vida sustentável para novos barcos à vela e a motor.


Para encerrar, Sergio Abrami, designer de iates com longa experiência no projeto e construção de barcos não apenas em materiais compósitos, falará sobre um tema muito querido para ele: "GRP sólido vs Sandwich do ponto de vista da reciclagem". ser avaliada e comparada, com um estudo aprofundado dedicado aos materiais utilizados na construção náutica em função do desmantelamento e reciclagem de componentes de embarcações.


Presidente da conferência, Arq. Simonetta Pegorari, que há anos está envolvida em comunicações para o setor náutico e a indústria de materiais compósitos. Jornalista da Nautech, Jec Magazine e Macplas

Cada participante terá 10 minutos para a apresentação, mais cinco para perguntas do público.


Mundo Mar na cobertura do SEATEC 2022


Por: Redação Mundo Mar

Imagem: Divulgação SEATEC