Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

CBVela projeta mais eventos náuticos em parceria com Caraguatatuba (SP)



O presidente da Confederação Brasileira de Vela – CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, e o prefeito de Caraguatatuba (SP), Aguilar Junior, se reuniram nesta sexta-feira (29), na cidade do litoral norte de São Paulo para definir os últimos detalhes para o I Festival de Vela de Caraguá entre os dias 5 e 7 do próximo mês.


A organização do evento é realizada pelo poder municipal em com a entidade máxima da modalidade no país.


Caraguatatuba (SP) é mais um município que realiza eventos de vela em parceria com a CBVela e o obJetivo é repetir o sucesso das edições da Copa Brasil de Vela de Ilhabela (SP), Fortaleza (CE) e Araruama (RJ) e Arraial do Cabo (RJ).


A realização do evento pela primeira vez na cidade de Caraguá faz parte do processo de fomento da vela incentivado pela CBVela. A entidade busca expandir a presença de campeonatos e festivais do esporte em diferentes regiões do país.


Segundo Marco Aurélio de Sá Ribeiro, o prefeito Aguilar Junior quer integrar as modalidades náuticas ao programa de atividades esportivas da cidade.


”A reunião foi muito produtiva! O poder municipal quer mostrar que Caraguatatuba é um destino interessante para o velejador, com boas condições de vento durante o ano, estrutura para eventos de vela e hospitalidade. Temos uma longa parceria pela frente”.


Em entrevista à CBVela, o prefeito Aguilar Junior disse que a cidade cada vez mais investe em trazer eventos que possibilitam enaltecer o esporte regional, atraindo visitantes e aumentando a visibilidade de Caraguá. ”Um evento como este, além de fomentar novos admiradores, incentiva os cuidados com o meio ambiente”.


Além de reunir atletas de todo o Brasil e projetar a cidade no cenário esportivo nacional, o Festival abrirá espaço para a nova geração da vela. Estão confirmadas mais de 10 classes, incluindo competições nas categorias Fórmula Kite, Kitesurf Bidirecional, IQFoil, Dingue, ILCA, Optimist, Hobie 14 e 16, Snipe, Raceboard, Formula Foil, Holder, Openbic, Tempo e Bico de Proa. A estrutura do festival de vela será montada na Praça da Cultura, no Centro. Mais de 100 velejadores são esperados nos três dias de regatas.


As inscrições para o Festival de Vela continuam abertas! Os competidores podem fazer o processo até a próxima sexta-feira (5), exclusivamente, por meio de formulário eletrônico no link https://forms.gle/p2VfBBaWvmtqorf17. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eventos@cbvela.org.br.


“Os festivais de vela são importantes para incentivar a modalidade. É uma oportunidade ímpar de ver novos velejadores disputando regatas com os mais experientes. A vela só cresce e Caraguatatuba está de parabéns por sediar seu primeiro evento deste nível”, afirma Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.


Sobre a CBVela


A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.