Uma das novidades da Confederação Brasileira de Vela, a CBVela, para a disputa das regatas da Copa Brasil de Vela de Praia no Rio de Janeiro é a parceria com a startup MuitoBonsVentos.
O evento será realizado na Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, entre os dias 10 e 15 de maio. As classes participantes serão a Snipe, Hobie Cat 16, Hobie Cat 14, Optmist, Dingue, ILCA 7, ILCA 6, iQFOil e Wing Foil.
A empresa que monitora os ventos nas raias de regata ajudará os mais de 100 atletas no litoral do Rio de Janeiro (RJ). Serão três estações instaladas na Lajinha, Porto Forno e Praia Seca.
Especialmente para o evento, a MuitoBonsVentos terá também uma estação móvel para analisar as condições das raias em tempo real.
As estações podem ser visualizadas na plataforma web MuitoBonsVentos, que contempla as leituras instantâneas com resolução de 0.25 nós e 1 grau na direção. Os dados são processados e exibidos de forma clara, completa e intuitiva na sua plataforma gráfica, permitindo que o usuário acesse informações em tempo real de visor de vento, marés e previsão do tempo. Em alguns locais também já é possível ter dados da correnteza e mapas de navegação.
''Entre os muitos recursos disponíveis, um dos que mais se destaca é a plotagem da evolução das condições reais dos ventos das últimas horas, acompanhada da tendência fornecida pelas previsões para as próximas horas. Na área das regatas, a MuitoBonsVentos tem instalada uma estação de monitoramento na Praia do Forno que pode ser muito útil aos navegadores para entender as condições do vento na Baía antes das regatas'', disse Marcelo Barbosa, fundador e sócio tech da MuitoBonsVentos.
A competição em Arraial do Cabo (RJ) definirá a equipe Brasileira de Vela Jovem para participar em outubro deste ano dos jogos Sul-Americanos, no Paraguai.
"A parceria é fundamental para o fornecimento de ferramentas digitais de leitura do vento, para os velejadores conseguirem se planejar de forma atualizada, no dia a dia, e ter uma visão macro do campeonato, saber os ventos que irão enfrentar”, explicou Juan Sierra, gerente técnico da CBVela.
Pela previsão metereológica, a Copa Brasil deve apresentar diferentes condições climáticas, alternando vento fraco e vento um pouco mais forte, mas ainda há vários dias pela frente até a previsão se confirmar. “Sabemos que o campeão vai ganhar independentemente dos ventos. Estamos muito felizes, teremos os melhores velejadores da vela nacional", finalizou.
A Copa Brasil de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, com apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo e as suas Secretarias de Governo, Eventos, Esporte e Lazer, Turismo, Ambiente e Saneamento, Fundação do Meio Ambiente e Associação de Meios de Hospedagem de Arraial do Cabo (AMHAR).
Comentários