Imagem com Logo e Redes Sociais do Mundo Mar

CBVela apoia Semana de Monotipos de Ilhabela



A Semana de Monotipos teve sua abertura oficial nesta sexta-feira (15) em Ilhabela (SP). O tradicional evento que está em sua 49ª edição será disputado até domingo (17) na Escola de Vela Lars Grael. As classes em disputa são Snipe, Hobie Cat 16, Optimist, 420, Dingue, ILCA/Laser (Standard, Radial e 4.7), Open Bic, 29er, Kitesurf Hydrofoil, Windsurf Slalom e Finn.


A CBVela - Confederação Brasileira de Vela se faz presente na competição com sua equipe técnica, liderada pelo gerente de eventos Walter Böddener. O torneio vale também como o 6º Campeonato Sudeste Brasileiro da Classe SNIPE e a 2ª Etapa do Circuito “Rei da Ilha” de Kitesurf Hydrofoil.


Estão programadas seis regatas para todas as classes. Especificamente para a classe Kitesurf Hydrofoil, a programação é de dez regatas. As regatas contam com mais de 200 competidores. E a CBVela entra com apoio institucional e técnico, tanto na comissão de regatas como nos protestos. A Confederação Brasileira de Vela tornou-se a entidade nacional responsável pela vela no país a partir de 2013, com o apoio das Federações Estaduais de vela, representando os velejadores, classes e clubes.


''É um evento sensacional em Ilhabela, estivemos presentes com as autoridades locais. Há muitas coisas acontecendo por aqui. Na abertura, o vento demorou a entrar, mas logo os atletas foram para água e puderam competir com vento leste de até 15 nós'', contou Walter Böddener.


''A Semana de Monotipos é um evento tradicional e que tem total apoio da CBVela. Sempre participam atletas de todas as idades, incluindo a nova geração em Ilhabela. Vivemos um período especial com nossa vela jovem, Top 10 no Mundial da Juventude e com resultados expressivos no mundial de Optimist. Estamos satisfeitos com a adesão de tantos participantes, mais de 200 inscritos'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.


A cerimônia de abertura ocorreu na manhã desta sexta-feira (15) e logo após os atletas foram as regatas. A partir de sábado (16), as provas têm início às 13h. A taxa de inscrição da Semana de Monotipos foi uma cesta básica por embarcação.


''Os velejadores são os artistas principais deste evento. Nada aconteceria sem eles e a equipe de apoio. Temos um orgulho muito grande de ter estruturado melhor a Escola de Vela, que já está rendendo frutos para Ilhabela e para o Brasil'', declarou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.


A Semana de Monotipos antecede a Semana Internacional de Vela e reforça o título de Capital Nacional da Vela, fomentando o turismo, a geração de renda, além de movimentar a economia da cidade durante a baixa temporada. O secretário de Esportes, Harry Finger destacou a importância de promover a vela.


''Somos conhecidos como a Capital Nacional desse esporte. Todos os meses temos regatas, campeonatos Sul-Americanos, Brasileiros e Mundiais e a nossa Semana de Vela''.


Sobre a CBVela


A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.